Fifa volta à carga contra Barça e pede que jovens não atuem este ano - Gazeta Esportiva
Fifa volta à carga contra Barça e pede que jovens não atuem este ano

Fifa volta à carga contra Barça e pede que jovens não atuem este ano

Gazeta Esportiva

Por Redação

20/08/2015 às 11:19

São Paulo, SP

Para evitar nova punição, Barcelona adia renovação de contratos na base (Foto: Reprodução/Ás)
Para evitar nova punição, Barcelona adia renovação de contratos na base (Foto: Reprodução/Ás)


Já não bastasse a sanção imposta pela contratação irregular de jovens jogadores, que perdurará até janeiro de 2016, o Barcelona pode sofrer outra punição da Fifa caso desrespeite o que foi estipulado recentemente. Em ofício enviado à Catalunha nesta quinta, a principal entidade do futebol mundial proíbe o clube espanhol de colocar jovens em campo até o fim do ano.

A medida cautelar é dirigida, especificamente, a quatro jogadores pertencentes ao infantil A, uma das tantas categorias da base de La Masia, centro de formação de atletas do clube. São eles o holandês Fode Fofana, o venezuelano Matías Lacava, e os sul-coreanos Seung Woo Park e Seunhgo Paik. Os dois primeiros, que não tiveram a licença preventiva renovada, não foram inscritos pelo clube para disputar torneios por precaução.

Segundo informações do Mundo Deportivo, ambos os garotos vivem em Barcelona com as famílias desde os dez anos de idade, mas ficarão de fora das competições para evitar qualquer polêmica com relação às determinações da Fifa. Após o recebimento do último comunicado do TAD (Tribunal de Arbitragem Esportiva), o clube catalão divulgou um comunicado esclarecendo a situação.

“O FC Barcelona informa que decidiu, com caráter preventivo, não renovar as licenças de alguns jogadores das categorias de base do clube para que não se possa interpretar qualquer descumprimento da norma da Fifa”, escreveu o clube em nota.

Por conta da punição que já vigora, relativa aos contratos de jovens atletas da base, os reforços contratados pelo Barcelona para a nova temporada (Aleix Vidal e Arda Turan) só poderão jogar oficialmente a partir de janeiro de 2016, prazo em que a sanção expira.

Conteúdo Patrocinado