Fifa discutirá nesta semana a expansão para 48 equipes em Mundiais - Gazeta Esportiva
Fifa discutirá nesta semana a expansão para 48 equipes em Mundiais

Fifa discutirá nesta semana a expansão para 48 equipes em Mundiais

Gazeta Esportiva

Por Redação

11/10/2016 às 15:42

São Paulo, SP

Gianni Infantino parece estar realmente disposto em expandir o número de 32 para 48 seleções na Copa do Mundo a partir de 2026. Nesta quinta e sexta-feira acontecerá um encontro do conselho da Fifa, em Zurique, na Suíça, onde o presidente da entidade deverá definir o tamanho do torneio ou ao menos quais continentes serão considerados como possíveis territórios do Mundial.

Em maio Infantino chegou a sinalizar que já neste encontro do conselho deveria haver uma confirmação se a Copa do Mundo de 2026 realmente contaria com 48 participantes ou não, entretanto, a ideia foi adiada e uma nova reunião para o início de 2017 deverá selar o formato do torneio. Mesmo assim, o assunto deverá fazer parte da pauta da reunião.

Gianni Infantino irá se reunir com o conselho da Fifa nesta semana (Foto: FABRICE COFFRINI/AFP)
Gianni Infantino irá se reunir com o conselho da Fifa nesta semana (Foto: FABRICE COFFRINI/AFP)


Em meio aos escândalos de corrupção na Fifa, Gianni Infantino assumiu a presidência da entidade no lugar de Joseph Blatter. Tendo como uma de suas bases de campanha a expansão do número de seleções na Copa do Mundo para 40, ao invés do atual formato que conta com 32 equipes, o mandatário agora pretende “democratizar” ainda mais o Mundial de futebol.

A ideia de Infantino é estabelecer 16 seleções que já se classificariam direto à fase de grupos, enquanto os outros 32 times teriam de passar por uma espécie de “pré-Copa do Mundo”. Todos os confrontos aconteceriam no país sede do Mundial de 2026, fato que talvez não seja muito bem aceito pelo conselho, já que as seleções perdedoras farão um grande deslocamento para entrar em campo apenas uma vez.

Conteúdo Patrocinado