O nome Ricardo Gareca foi marcado por especulações desde que ‘El Tigre’ deixou o comando do Palmeiras, no segundo semestre de 2014. De lá para cá, o técnico argentino foi sondado por seleções e equipes sul-americanas, mas ainda não acertou contrato algum. Um vínculo, porém, parece estar próximo de ser sacramentado entre Gareca e a seleção peruana, que disputará a Copa América no Chile, entre junho e julho deste ano.
Morando em Buenos Aires na companhia da família, Gareca chegou a recusar um convite feito pela Costa Rica após a Copa do Mundo, alegando que não se sentia preparado para desenvolver trabalhos a longo prazo. Procurado há pouco mais de uma semana por Juan Carlos Oblitas, diretor esportivo da Federação Peruana, o argentino finalmente falou à imprensa sobre suas expectativas no saguão do aeroporto Ministro Pistarini, momentos antes de embarcar a Lima, capital do Peru.
“Já existe um acordo de palavras. Estou viajando com meu advogado e amigo Mario Cupelli, e assinarei o contrato na medida em que esteja tudo certo. As expectativas são boas, tenho muita vontade de voltar a trabalhar, o futebol é o meu meio”, disse o treinador, que está fora dos gramados desde setembro passado, à imprensa local.
Emissora TycSports noticiou a viagem de Gareca ao Peru; acerto deve acontecer nos próximos dias - Credito: Divulgação
Depois de amargar a negativa de Reinaldo Rueda, técnico colombiano que rechaçou a oferta de comandar as divisões de base do Peru, a Federação Peruana aguarda pelo acerto com Gareca para começar a planejar a disputa da Copa América. Se acertar o vínculo, esta será a segunda vez do argentino no Peru, já que na década passada comandou o Universitário-PER, clube pelo qual conquistou o Torneio de Abertura, em 2008.
Se confirmar o contrato com o Peru, Gareca terá pouco tempo para conhecer a equipe até o primeiro compromisso dentro de campo: dia 31 de março, a seleção peruana tem amistoso marcado contra a Venezuela, nos Estados Unidos. Em junho, oito dias antes do início da Copa América, torneio no qual o Peru integrará o mesmo grupo de Brasil, Colômbia e Venezuela, os peruanos enfrentarão o México em amistoso.