Em resposta à Fifa, Real explica contratações de 50 menores de idade - Gazeta Esportiva
Em resposta à Fifa, Real explica contratações de 50 menores de idade

Em resposta à Fifa, Real explica contratações de 50 menores de idade

Gazeta Esportiva

Por GazetaEsportiva.net

27/01/2015 às 15:21

São Paulo, SP


Enquanto o Barcelona reclama de punição injusta da Fifa pela contratação irregular de atletas menores de idade, o Real Madrid corre para se explicar à entidade e evitar o mesmo destino do rival catalão.


Após denúncia anônima apresentada à Federação e divulgada pelo jornal As nesta segunda-feira, o time merengue tratou de emitir um comunicado oficial justificando as 50 contratações de menores de idade estrangeiros, garantindo defender “a proteção e o desenvolvimento adequado de menores mediante o cumprimento estrito e sem exceções das regras”.


A explicação parte do princípio de que 10 jogadores da lista são espanhóis, outros seis são maiores de idade, dois teriam sido inscritos pela equipe após autorização prévia da Fifa, e outros dois – filhos de um ex-jogador – foram contratados antes da mudança no regulamento, em 2009; dessa forma, estes nomes estariam livres do inquérito. Além desses atletas, 23 nomes vieram de outros times da Espanha, o que os tira do grupo investigado, uma vez que não se trataram de transferências internacionais. Dessa forma, 43 contratações estariam isentas de investigação.


Por fim, dos sete jogadores restantes, dois nunca chegaram a fazer parte do Real Madrid, tendo sido recusados pelo próprio clube em virtude do regulamento, um deles não está inscrito (sua inscrição está pendente de resolução final pela entidade), e os outros quatro menores de 12 anos tiveram suas inscrições adequadas às normas da Fifa.


“Todo o anterior evidencia a particular diligência que em todo o momento o Real Madrid manteve na transferência e inscrição de jogadores estrangeiros menores de idade, e o caráter infundado e puramente especulativo de determinadas informações publicadas a respeito”, concluiu o clube, após listar suas justificativas.


Existente há 14 anos, o Regulamento sobre Estatuto e Transferência de Jogadores passou a funcionar de forma realmente efetiva a partir de 2009, quando a Fifa começou a obrigar os clubes a inscreverem seus atletas menores de idade – regra desconhecida pelo Barça, que foi punido com duas janelas de transferências sem poder contratar.


O jovem contratado pelo Real já chegou a vestir a camisa da seleção principal da Noruega, e se despediu do Stromsgodset nesta semana
O jovem contratado pelo Real já chegou a vestir a camisa da seleção principal da Noruega, e se despediu do Stromsgodset nesta semana - Credito: AFP


Nesta semana, a equipe merengue apresentou o jovem norueguês Martin Odegaard. Contratado do Stromsgodset por 2,8 milhões de euros (cerca de R$ 8,2 milhões), o garoto de apenas 16 anos deve treinar e atuar pelo Real Madrid Castilla – time B do Real comandado pelo ídolo Zidane –, até estar à altura do elenco profissional. Com um salário de R$ 295 mil por mês, o atleta garantiu que não escolheu o Real Madrid por dinheiro.


"Não quero falar sobre a questão do dinheiro, não quero que seja assunto. Escolhi o que era melhor para mim do ponto de vista esportivo", explicou, após ser disputado por Manchester United, Bayern de Munique e Olympique de Marselha.

Conteúdo Patrocinado