Drama familiar pode aliviar pena de inglês pego no doping por cocaína - Gazeta Esportiva
Drama familiar pode aliviar pena de inglês pego no doping por cocaína

Drama familiar pode aliviar pena de inglês pego no doping por cocaína

Gazeta Esportiva

Por Redação

09/09/2015 às 16:03

São Paulo, SP

Meia do Hull pode ser perdoado por federação inglesa por ter sofrido depressão (Foto: Laurence Griffiths/FA)
Meia do Hull pode ser perdoado por federação inglesa por ter sofrido depressão (Foto: Laurence Griffiths/FA)


Sem grande destaque internacional, Jake Livermore seria apenas mais um meio-campista do Campeonato Inglês não tivesse testado positivo para cocaína em abril. Apesar de a pena padrão para casos do tipo seja de dois anos de suspensão, a Football Association (FA) deve ser clemente porque o jogador do Hull vivia um drama à época do exame antidoping.

O argumento da defesa é a depressão em que Livermore entrou após a morte de seu filho, que faleceu com alguns dias de vida pouco antes do flagra no doping. As circunstâncias excepcionais podem fazer a FA permitir que o meio-campista retorne imediatamente ao futebol.

A punição máxima para casos deste tipo, em que o atleta é flagrado por uso de “drogas de classe A”, é de dois anos de banimento do esporte. Mas desta vez a imprensa inglesa revela que a FA entende que a volta de Livermore ao futebol é a melhor forma de oferecer esperanças para ele e sua família.

O Hull não comenta o caso enquanto a federação não confirma a sentença, mas a tendência é que o técnico Steve Bruce já prepare o time para o retorno do jogador de 25 anos. Suspenso pelo clube assim que o resultado do antidoping foi divulgado, Livermore nada pôde fazer para tentar impedir o rebaixamento da equipe para a segunda divisão inglesa na última temporada.

O caso do inglês lembra a recente punição imposta pela Fifa a Jobson. O brasileiro se recusou a fazer exame antidoping quando atuava na Arábia Saudita e por isso foi banido por quatro anos. Ele não joga desde abril, mesmo mês do exame de Livermore.

Conteúdo Patrocinado