Costa do Marfim vence Camarões e avança, Guiné e Mali vão a sorteio - Gazeta Esportiva
Costa do Marfim vence Camarões e avança, Guiné e Mali vão a sorteio

Costa do Marfim vence Camarões e avança, Guiné e Mali vão a sorteio

Gazeta Esportiva

Por GazetaEsportiva.net

28/01/2015 às 18:05

São Paulo, SP


O primeiro colocado do Grupo D da Copa Africana de Nações foi definido nesta quarta-feira. Após empates em todos os jogos do grupo até a última rodada, a Costa do Marfim venceu Camarões por 1 a 0, foi a cinco pontos e garantiu sua vaga para enfrentar a Argélia nas quartas de final.


Na outra partida, Mali e Guiné empataram por 1 a 1, ficaram exatamente na mesma situação na tabela, com três pontos cada, e aguardam sorteio nesta quinta-feira para definir quem enfrenta Gana nas quartas.


O jogo- No início da primeira etapa, sobrava vontade, mas faltava precisão no passe às duas equipes. Camarões e Costa do Marfim disputavam o domínio da partida no meio-campo, mas encontravam dificuldades em deixar os atacantes na cara do gol. A primeira oportunidade mais aguda aconteceu aos 18 minutos, quando, após cruzamento na área, Yaya Touré cabeceou com firmeza no canto direito para boa defesa do goleiro Ondoa.


Nos minutos seguintes, a Costa do Marfim passou a tentar colocar a bola no chão para chegar ao campo de ataque através da troca de passes. Com isso, a seleção de Camarões passou a apostar nos contra-ataques para se aproximar da área adversária.


A Costa do Marfim marcou o gol da vitória ainda aos 36 do primeiro tempo, em bela finalização de Gradel
A Costa do Marfim marcou o gol da vitória ainda aos 36 do primeiro tempo, em bela finalização de Gradel - Credito: AFP


Aos 36 minutos, após boa jogada pela direita, o atacante Gradel chutou forte e com efeito da entrada da área e acertou o canto esquerdo da meta para abrir o placar. A seleção de Camarões passou a buscar o empate no fim da primeira etapa. Aos 45, Salli recebeu pela direita dentro da área marfinense e bateu com força, mas a bola passou por cima do gol de Gbohouo.


Depois do intervalo, foi a vez de Camarões buscar o jogo e, através da troca de passes, tentar chegar à área adversária. Os marfinenses, no entanto, marcavam forte e mantinham a zaga fechada para segurar a vitória.


Intensificando a pressão no final, os camaroneses conseguiram assustar aos 35 minutos, quando Njie invadiu a área pela direita e bateu cruzado, mas a bola passou à esquerda da meta de Gbohuo.


Já nos acréscimos, o goleiro Gbohuo ficou caído para ganhar tempo, gerando muitas reclamações entre os camaroneses. O arqueiro recebeu cartão amarelo pelo artifício para ganhar tempo. No penúltimo minuto, Aboubakar pegou rebote de fora da área e bateu com foça, mas a bola subiu demais. Logo em seguida, o apito final decretou a classificação da Costa do Marfim e a eliminação de Camarões, que ficou na lanterna do grupo.


Com a vitória sobre Camarões, a Costa do Marfim se classificou às quartas de final como líder do Grupo D
Com a vitória sobre Camarões, a Costa do Marfim se classificou às quartas de final como líder do Grupo D - Credito: AFP


Mali e Guiné empatam e definem classificação no sorteio


Na outra partida do Grupo D, a Guiné abriu o placar aos 15 minutos da etapa inicial, com gol de pênalti de Constant. Sete minutos depois, o Mali perdeu grande oportunidade de empatar: o meia Keita desperdiçou uma cobrança de penal. O gol de empate, no entanto, aconteceu no início do segundo tempo: logo aos dois minutos, Maiga marcou o gol que devolveu a Mali a chance de avançar às quartas de final.

Conteúdo Patrocinado