Conmebol anuncia anistia de punições e beneficia Boca Juniors - Gazeta Esportiva
Conmebol anuncia anistia de punições e beneficia Boca Juniors

Conmebol anuncia anistia de punições e beneficia Boca Juniors

Gazeta Esportiva

Por Redação

02/02/2016 às 15:41

São Paulo, SP

Nesta segunda-feira, a Conmebol divulgou datas e horários oficiais da 3ª e 4ª rodadas das Eliminatórias (Foto: divulgação)
Decisão da entidade entra em vigor a partir desta terça-feira e vale para todos os clubes da Libertadores  (foto: Divulgação)


 

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou, nesta terça-feira, que acatou os pedidos de anistia dos clubes que tinham punições a cumprir nos torneios organizados pela entidade. As medidas exclusivas foram tomadas com a aprovação da Comissão de Assuntos Legais e da maioria dos membros do Comitê Executivo.


Dessa forma, as sanções impostas aos times e aos jogadores serão reduzidas. As suspensões relativas aos atletas e treinadores cairão pela metade. Já as punições aos clubes referentes às partidas com portões fechados ou às proibições de entrada da torcida nos estádios serão diminuídas em dois terços da medida original.


A decisão da Conmebol, no entanto, não vale para casos de suspensão por doping, agressões físicas a árbitros, racismo e discriminação, bem como para aqueles jogadores que foram punidos pela seleção de seu país. Além disso, as multas para clubes e jogadores seguirão vigentes.


O anúncio da Conmebol beneficiou, entre outros, o Boca Juniors, clube que estava com a situação mais complicada em termos de punições. O time argentino estava impossibilitado de receber seus torcedores na Bombonera por quatros jogos, assim como não podia contar com o apoio deles fora de casa pelo mesmo período. Agora, os xeneizes ficarão sem torcida por apenas uma partida como mandante e uma como visitante.


Confira o comunicado divulgado pela Conmebol:


A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) decidiu pela redução das sanções impostas aos jogadores e das medidas aos clubes, referentes ao uso de seus estádios e a proibição de compras de entradas de torcedores.


As medidas extraordinárias foram tomadas pela única e exclusivamente vez com o parecer positivo da Comissão de Assuntos Legais e com o respaldo majoritário dos membros do Comitê Executivo da Conmebol, em ocasião do centenário da Confederação Sul-Americana de Futebol, e serão aplicadas de maneira automática e sem mais trâmites.


As suspensões de jogadores e treinadores serão reduzidas à metade da sanção imposta.


As sanções aos clubes por fechamento de seus estádios e impedimento de acessos dos seus torcedores foram diminuídas em dois terços da sanção imposta.


A resolução não beneficia aqueles que foram suspensos por casos de doping, agressões físicas a árbitros, racismo e discriminação ou os jogadores sancionados com suas seleções nacionais. Assim como tampouco a multas econômicas, que terão de ser cumpridas em sua totalidade.


A decisão é válida a partida desta data, beneficiando os participantes da Copa Libertadores, que se inicia nesta noite.

Conteúdo Patrocinado