Com craques do futebol inglês, Senegal e Argélia fazem final da CAN - Gazeta Esportiva
Com craques do futebol inglês, Senegal e Argélia fazem final da CAN

Com craques do futebol inglês, Senegal e Argélia fazem final da CAN

Gazeta Esportiva

Por Redação

18/07/2019 às 20:26 • Atualizado: 18/07/2019 às 22:17

São Paulo, SP

Senegal e Argélia se enfrentam nesta sexta-feira, às 16h (de Brasília), no Estádio Internacional de Cairo, no Egito, pela grande final da Copa Africana de Nações. A partida marcará o encontro de dois dos principais jogadores do futebol inglês na atualidade: Sadio Mane, campeão da Liga dos Campeões com o Liverpool, e Riyad Mahrez, atualmente no Manchester City. A decisão terá transmissão exclusiva pelo DAZN.

Ambos integrantes do Grupo C da Copa das Nações, Senegal e Argélia se enfrentarão pela segunda vez no torneio. Na fase de grupos, os argelinos levaram a melhor sobre os senegaleses, saindo de campo com a vitória por 1 a 0 graças ao gol de Belaili. Agora, Mane e companhia terão a oportunidade de dar o troco em uma revanche que acontecerá justamente na decisão do torneio.

“Nós estamos nos preparando da melhor forma possível e vamos jogar para ganhar. O jogo da fase de grupos é totalmente diferente, essa será uma partida decisiva. Ambos times estarão em um outro nível psicológico”, afirmou o técnico da seleção argelina, Djamel Belmadi.




Nas semifinais, o Senegal acabou eliminando a Tunísia, já na prorrogação. Em uma partida bastante disputada, Dylan Bronn teve a enorme infelicidade de a bola rebater em seu rosto, após o goleiro tentar afastá-la com um soco, e ir em direção do próprio gol.  Já a Argélia garantiu sua vaga à decisão da Copa Africana de Nações passando pela Nigéria por 2 a 1 graças a um golaço de falta de Mahrez no último minuto do jogo.

As seleções senegalesa e argelina também se destacam pelo fato de contarem com treinadores que nasceram no país, ao contrário do que comumente é visto em seleções africanas, que tradicionalmente preferem apostar em profissionais estrangeiros, geralmente europeus. E a receita caseira vem trazendo frutos.

“Estou feliz de estar na final, esse é um trabalho de cinco anos e nossa meta desde o primeiro dia era estar na final. No futebol não há técnico estrangeiro ou local, há bons treinadores estrangeiros na África também. A diferença é que eu e Belmadi [técnico da Argélia] recebemos uma chance de nossas federações”, disse Aliou Cisse, técnico do Senegal.

Tido como um país que em muitos casos acaba perdendo jogadores para a França, a Argélia conta com sete franco-argelinos na equipe titular. Dos 23 integrantes do elenco, 14 foram formados no país que colonizou o território africano. A última e única vez que eles venceram a Copa Africana de Nações foi há 29 anos, vencendo a Nigéria em 1990 por 1 a 0.

A seleção senegalesa, por sua vez, jamais levantou o troféu continental. Os Leões de Teranga chegaram à final em uma única oportunidade, em 2002, quando perdeu para Camarões, segundo maior vencedor da Copa Africana de Nações, nos pênaltis após empate em 0 a 0 no tempo regulamentar.

FICHA TÉCNICA
SENEGAL X ARGÉLIA


Local: Estádio Internacional de Cairo, Egito
Data: 19 de julho de 2019, sexta-feira
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Sidi Alioum (CAM)
Assistentes: Menkouande Evarist (CAM) e Elvis Noupue (CAM)

SENEGAL: Gomis; Gassama, Kouyalé, Sané e Sabaly; N’Diaye, Gueye e Saivet; Sarr, Miang e Mané
Técnico: Aliou Cisse

ARGÉLIA: Bolhi; Zeffane, Mandi, Benlamri e Bensebaini; Guedioura, Feghouli e Bennacer; Mahrez, Bounedjah e Belaili
Técnico: Djamel Belmandi

Conteúdo Patrocinado