Clubes europeus se movimentam para ajudar imigrantes refugiados - Gazeta Esportiva
Clubes europeus se movimentam para ajudar imigrantes refugiados

Clubes europeus se movimentam para ajudar imigrantes refugiados

Gazeta Esportiva

Por Redação

07/09/2015 às 14:42 • Atualizado: 07/09/2015 às 15:15

São Paulo, SP

Para auxiliar na crise dos refugiados sírios que desembarcam na Europa, alguns clubes de futebol do Velho Continente já iniciaram algumas ações visando arrecadar fundos, que serão destinados aos imigrantes em situação de necessidade. Além do apoio a quem precisa, as campanhas visam conscientizar de como o futebol pode interferir positivamente em questões sociais.

A Roma realizou a criação de uma página chamada “Football Cares” (O Futebol Se Importa), que está habilitada a receber doações de qualquer clube ou pessoa que tenha o desejo de contribuir. “Por favor, ajude o futebol a fazer a diferença”, é um dos slogans da iniciativa. Até o momento, a página registra uma arrecadação de mais de 1 milhão de euros (R$ 4,29 milhões).

Por meio de seu site oficial, o Real Madrid anunciou que também está fazendo a doação de 1 milhão de euros para ajudar os refugiados que desembarcarem na Espanha em busca de abrigo. Além disso, Florentino Perez se reuniu com Mariano Rajoy, presidente do governo espanhol, para discutir sobre a medida já tomada e outras que o clube poderá realizar em apoio aos imigrantes que chegarem ao país.

A atitude mais abrangente, até o momento, foi tomada pelo Porto. Numa campanha intitulada ‘Let’s play for the migrants!’ (Vamos Jogar Pelos Migrantes), a equipe portuguesa enviou a Michel Platini, presidente da Uefa, uma carta onde convida os outros 31 clubes classificados para a Liga dos Campeões da Europa a doar um euro para cada ingresso vendido em seus primeiros jogos dentro de casa na competição. O próprio Porto explicou que irá realizar o ato na partida em que será mandante contra o Chelsea, no dia 29 de setembro.

Respondendo ao convite do Porto, os alemães do Borussia Monchengladbach aprovaram a campanha. “Iremos seguir essa iniciativa louvável do Porto com prazer”, disse o presidente do clube, Stephan Schippers. O jogo em que a arrecadação será feita ocorrerá contra o Manchester City, no dia 30 de setembro. Os ingressos para o confronto no Borussia-Park estão esgotados e a expectativa é que 46 mil euros sejam doados.

 

https://twitter.com/borussia_en/status/640878245215277056

 

Conteúdo Patrocinado