Chile protesta na Fifa contra equatoriano que teria jogado com identidade falsa - Gazeta Esportiva
Chile protesta na Fifa contra equatoriano que teria jogado com identidade falsa

Chile protesta na Fifa contra equatoriano que teria jogado com identidade falsa

Gazeta Esportiva

Por Redação

05/05/2022 às 13:19 • Atualizado: 05/05/2022 às 13:20

São Paulo, SP

A Federação de Futebol do Chile enviou nesta quinta-feira uma denúncia à Comissão Disciplinar da Fifa contra o lateral equatoriano Byron Castillo, que chegou a ser especulado no Santos no início do ano. Os chilenos alegam que o jogador teria usado uma certidão de nascimento falsa, além de ter falsificado sua idade e sua nacionalidade.

Castillo, que atua no Barcelona-EQU, disputou oito jogos nas Eliminatórias Sul-Americanas pela seleção equatoriana. Duas dessas partidas foram contra seleção chilena, primeiro no empate em 0 a 0 e depois na vitória por 2 a 0.

O Equador se classificou para a Copa do Mundo, terminando as Eliminatórias na 4ª posição, com 26 pontos. Já o Chile ficou na 7ª colocação, com 19.




Na nota enviada pela federação chilena, é dito que "existem inúmeras provas" que Castillo teria nascido na Colômbia, em Tumaco. Além disso, seu nascimento teria sido em 25 de julho de 1995 e não em 10 de novembro de 1998, como está registrado.

Os chilenos ainda acusam a Federação Equatoriana de Futebol de ter conhecimento dos dados irregulares de Castillo e pedem "fair play dentro e fora de campo".

Leia o comunicado da Federação de Futebol do Chile:

"Informamos que, em 4 de maio, por meio do estudo Carlezzo Abogados, enviamos uma denúncia à Comissão Disciplinar da FIFA contra o jogador Byron David Castillo Segura e a Federação Equatoriana de Futebol, por uso de certidão de nascimento falsa, declaração de idade falsa e falsa nacionalidade por parte do referido jogador . Entendemos, com base em todas as informações e documentos coletados, que os fatos são muito graves e devem ser minuciosamente investigados pela FIFA . Existem inúmeras provas de que o jogador nasceu na Colômbia, na cidade de Tumaco, em 25 de julho de 1995, e não em 10 de novembro de 1998, na cidade equatoriana de General Villamil Playas.

As investigações realizadas no Equador, incluindo um relatório legal da Direção Nacional de Registro Civil, a mais alta autoridade sobre o assunto neste país, declararam a existência de inconsistências na certidão de nascimento apresentada pelo jogador e informaram que esse documento não existiam em seus arquivos internos , apontando outras deficiências no documento, para concluir que possivelmente era fraudulento. Além disso, uma comissão investigativa da Federação Equatoriana de Futebol, destinada a esclarecer as irregularidades existentes nos registros dos jogadores perante esta federação, concluiu que o jogador era colombiano.

Tudo isso, obviamente, era de pleno conhecimento da FEF. O mundo do futebol não pode fechar os olhos para tantas provas.A prática de irregularidades graves e conscientes no cadastro de jogadores não pode ser aceita, principalmente quando se trata de uma competição mundial . Deve haver fair play dentro e fora do campo."

Conteúdo Patrocinado