Chile e Paraguai jogam amistoso para celebrar respeito recém-adquirido

Imagem ilustrativa para a matéria
As novas polêmicas envolvendo Arturo Vidal não tiraram o brilho do Chile, bem recebido pela torcida local (foto: Claudio Reyes/AFP)
As novas polêmicas envolvendo Arturo Vidal não tiraram o brilho do Chile, bem recebido pela torcida local (foto: Claudio Reyes/AFP)

As novas polêmicas envolvendo Arturo Vidal não tiraram o brilho do Chile, bem recebido pela torcida local (foto: Claudio Reyes/AFP)

As duas seleções não se enfrentaram na disputa da Copa América de 2015, mas estão prontas para o embate em um amistoso internacional. Neste sábado, a partir das 18 horas (de Brasília), Chile e Paraguai fazem um clássico sul-americano no Estádio Nacional, em Santiago.

Ainda em êxtase com o título da Copa América, conquistado em casa, o time anfitrião aproveitou os dias que antecederam o confronto para treinar diante de sua torcida. Deste modo, o palco da partida recebeu milhares de crianças acompanhadas de seus pais.

Antes da entrada dos jogadores, no entanto, o próprio técnico Jorge Sampaoli caminhou solitário até o gramado do estádio para realizar o primeiro reconhecimento. Para sua surpresa, o treinador foi recepcionado por um pequeno invasor, que deixou as arquibancadas para pedir uma foto.

Sampaoli foi surpreendido por um de seus jovens fãs (foto: Claudio Reyes/AFP)

Sampaoli foi surpreendido por um de seus jovens fãs (foto: Claudio Reyes/AFP)

Quando os atletas finalmente foram a campo, o comandante orientou uma atividade pautada pela intensidade. O elenco alvirrubro trabalhou taticamente com foco na posse de bola e nos lances de bola parada.

Apesar do clima de festa, porém, a entrevista coletiva de Jorge Sampaoli foi centrada em um tema mais denso: a polêmica liberação de Arturo Vidal – que, segundo a imprensa local, teria chegado alcoolizado à concentração chilena.

“O Arturo (Vidal) me disse que estava com problemas pessoais e eu entendi o lado do jogador. Se um atleta não está 100% condicionado, a decisão mais lógica é a liberação”, explicou o técnico. “Eu não percebi nada relacionado ao uso de álcool. A única verdade que tenho é a de que o jogador me disse que não poderia atuar por problemas pessoais”, garantiu Sampaoli.

Do outro lado do duelo, a seleção paraguaia esteve concentrada em Ezeiza, região metropolitana de Buenos Aires, mantendo a rotina de treinamentos na estrutura oferecida pela AFA. Na noite desta quinta-feira, a delegação embarcou para Santiago, onde já realizou o seu primeiro reconhecimento no estádio na manhã desta sexta.

Orientados por Ramón Díaz, os atletas que eliminaram a Seleção Brasileira nas quartas de final da Copa América participaram de treinos técnicos e táticos. Posteriormente disputaram um coletivo por cerca de 30 minutos.

“Quando chegamos à seleção, ninguém nos dava valor. Não nos conheciam. Agora todos aprenderam a nos respeitar, e essa mudança está relacionada à nossa campanha na Copa América. Vamos voltar ao Chile para enfrentar o campeão da América. Esperamos que essa seja uma boa partida e que possamos tirar conclusão para jogos mais decisivos no futuro”, ponderou Ramón Díaz, argentino como Sampaoli.

Mesmo com a eliminação para a Argentina, o Paraguai vê evolução na campanha da Copa América (foto: divulgação/APF)

Mesmo com a eliminação para a Argentina, o Paraguai vê evolução na campanha da Copa América (foto: divulgação/APF)

Conteúdo Patrocinado