Brasil fica em 5º, alemães caem e Chile entra no top 10 do ranking - Gazeta Esportiva
Brasil fica em 5º, alemães caem e Chile entra no top 10 do ranking

Brasil fica em 5º, alemães caem e Chile entra no top 10 do ranking

Gazeta Esportiva

Por Redação

06/08/2015 às 08:47

São Paulo, SP

A atualização do ranking de seleções da Fifa no mês de agosto trouxe algumas surpresas. Fora a Argentina, que se manteve no topo da lista, a relação dos dez primeiros apresentou mudanças importantes. A seleção alemã perdeu a segunda posição para a Bélgica e agora está em terceiro lugar. O Brasil, por sua vez, chegou a quinta posição, permanecendo atrás da Colômbia. Campeão da Copa América, o Chile adentrou ao top 10.

O título inédito da Copa América só veio a comprovar a evolução do futebol chileno nos últimos anos. Após chegar as oitavas de final no Mundial do Brasil, em 2014, a Roja superou a Argentina na final para conquistar a taça dentro da própria casa. Com a entrada do Chile no grupo dos dez, a América do Sul é representada por quatro seleções, enquanto a Europa é por seis.

A atual campeã mundial foi a seleção que mais perdeu pontos com a nova atualização. Com campanha irregular nas Eliminatórias da Eurocopa, a Alemanha perdeu 185 pontos e caiu uma posição. Se a derrocada alemã, em termos de pontuação, foi grande, a ascensão da Jamaica aconteceu nas mesmas proporções.

Convidada a participar da Copa América no Chile, a seleção foi a que mais posições ganhou no ranking – 21 – e uma das que mais jogou, disputando seis partidas desse a última atualização. Agora, a seleção jamaicana está na 55ª posição.

Título inédito da Copa América credenciou o Chile a figurar no top 10 do ranking da Fifa (Foto: Divulgação)
Título inédito da Copa América credenciou o Chile a figurar no top 10 do ranking da Fifa (Foto: Divulgação)


Outras duas surpresas na relação dos dez primeiros são as seleções da Romênia e do País de Gales, que fazem boa campanha nas Eliminatórias da Eurocopa. A seleção holandesa, no entanto, perdeu sete posições e agora está em 12º lugar, atrás inclusive da Espanha, que vem perdendo sucessivas posições conforme o ranking se atualiza.

Entre os 50 primeiros ranqueados, ainda há predomínio europeu. A UEFA responde a 31 seleções, enquanto a Conmebol tem oito representantes, assim como a Confederação Africana de Futebol. A Concacaf tem três seleções, enquanto a Confederação Asiática tem uma.

Confira a relação das dez primeiras seleções do ranking da Fifa de agosto:

1) Argentina - 1425 pontos
2) Bélgica - 1244 pontos
3) Alemanha - 1226 pontos
4) Colômbia - 1218 pontos
5) Brasil - 1186 pontos
6) Portugal - 1177 pontos
7) Romênia - 1166 pontos
8) Inglaterra - 1157 pontos
9) País de Gales - 1155 pontos
10) Chile - 1124 pontos

Conteúdo Patrocinado