Blatter barateou venda de direitos de transmissão a Warner, diz TV suíça - Gazeta Esportiva
Blatter barateou venda de direitos de transmissão a Warner, diz TV suíça

Blatter barateou venda de direitos de transmissão a Warner, diz TV suíça

Gazeta Esportiva

Por Redação

12/09/2015 às 14:14

São Paulo, SP

Blatter tem nome mencionado pela 1ª vez em documento investigativo (Foto: Fabrice Coffrini/AFP)
Blatter tem nome mencionado pela 1ª vez em documento investigativo (Foto: Fabrice Coffrini/AFP)


Presidente demissionário da Fifa desde a última semana de maio, quando abriu mão de exercer o quinto mandato à frente da entidade acuado pelas investigações de corrupção, Joseph Blatter foi acusado, neste sábado, de ter vendido direitos de transmissão das Copas de 2010 e 2014 a Jack Warner, ex-presidente da Concacaf, com facilidades. A informação é do canal de TV público suíço SFR.

Segundo o contrato divulgado pela emissora, e assinado por Blatter, Jack Warner, então vice-presidente da Fifa e mandatário da Concacaf, pagou 250 mil dólares (cerca de R$ 969,2 mil) pelos direitos da Copa da África do Sul, e 350 mil dólares (cerca de R$ 1,35 milhão) para transmitir o Mundial disputado no Brasil em 2014.

Promotor do New Fifa Now, movimento que clama por uma transformação e maior transparência na Fifa, o empresário australiano Jamie Fuller garantiu, ao programa de televisão 10vor10 que o total correspondente aos direitos vendidos a Warner correspondia a, aproximadamente, 5% do valor de mercado.

Ao passo que Warner é acusado pela Justiça norte-americana de corrupção e lavagem de dinheiro, e segue em liberdade em seu país – Trinidad e Tobago – após pagar fiança, com a extradição requerida pelos Estados Unidos, Blatter tem seu nome mencionado em um documento relacionado aos atos de corrupção pela primeira vez.

Conteúdo Patrocinado