Benfica e Sporting colocam rivalidade em dia no domingo - Gazeta Esportiva
Benfica e Sporting colocam rivalidade em dia no domingo

Benfica e Sporting colocam rivalidade em dia no domingo

Gazeta Esportiva

Por Gazeta Press

08/08/2015 às 20:00

Rio de Janeiro, RJ

O duelo entre Benfica e Sporting, um dos mais tradicionais clássicos de Portugal e o mais importante de Lisboa, é a grande atração deste domingo. As duas equipes se enfrentarão a partir das 16h45(de Brasília), no Estádio do Algarve, nas proximidades de Lisboa na final da Supertaça do país. O torneio reúne o campeão nacional, no caso o time benfiquista, e o vencedor da Taça de Portugal, neste caso os alviverdes.

A rivalidade entre os dois clubes está acirrada por conta das movimentações da janela de transferências. O Sporting, que então vinha se acostumando a ser uma terceira força do país, investiu pesado e contratou atletas importantes como o atacante italiano Aquilani, que estava na Fiorentina, e o artilheiro colombiano Téo Gutiérrez, que deixou o River Plate, da Argentina. Porém o que mais irritou os adversários foi tirar do Benfica o técnico Jorge Jesus, ídolo dos benfiquistas e que acirrou a rivalidade antes do jogo.

“Se for campeão vou comemorar com os torcedores do Sporting, não sou hipócrita”, disse Jesus.

O Benfica, agora dirigido por Rui Vitória, vem sofrendo com alguns tropeços na pré-temporada e os investimentos não foram tão significativos. Porém, mesmo assim conseguiu dar o troco no Sporting ao contratar o meia grego Mitroglou, que vinha defendendo o Fulham, da Inglaterra, e chegou a ser dado como certo no clube alviverde. Para o jogo de domingo a expectativa é de título.

“O Benfica chegará forte para esta partida e muito mais do que um título esse jogo tem outros fatores que o tornam atraente, como a rivalidade”, disse Rui.

O Benfica é o atual campeão da Supertaça tendo derrotado o Rio Ave nos pênaltis na final passada após um empate sem gols no tempo normal e na prorrogação. Os benfiquistas somam cinco canecos na história, dois a menos que o Sporting, que foi campeão pela última vez em 2008, quando derrotou o Porto por 2 a 0. O Porto é o maior vitorioso com dez troféus.

Os dois finalistas desse ano decidiram o caneco duas vezes. Em 1980 o Benfica venceu por 4 a 3. Sete anos depois o Sporting deu o troco com uma impiedosa goleada por 4 a 0. Se o duelo deste sábado terminar empatado acontecerá uma prorrogação de trinta minutos e, persistindo a igualdade, o jogo será decidido nas penalidades.

Clássico portugês definirá o campeão da Supertaça (Foto: S.L. Benfica/Divulgação)
Clássico portugês definirá o campeão da Supertaça (Foto: S.L. Benfica/Divulgação)

Conteúdo Patrocinado