Futebol Internacional

Camp Nou | 15/08/2018

Barcelona volta a receber Boca Juniors no Troféu Joan Gamper

São Paulo , SP
15/08/2018 09:00:54

Em: Futebol, Futebol Espanhol, Futebol Internacional

Como manda a tradição, o Barcelona encerrará seu período preparatório para a temporada promovendo o Troféu Joan Gamper, torneio amistoso realizado no Camp Nou, que desta vez conta como convidado o Boca Juniors-ARG. As equipes medem forças nesta quarta-feira, a partir das 13h15 (no horário de Brasília).

O caneco é disputado por meio de partida única, em homenagem ao fundador, ex-jogador e presidente do clube catalão Joan Gamper. Realizado desde 1966, o evento chega, em 2018, à sua edição de número 53 na história. Em 2017, o adversário foi a Chapecoense, homenageada após o desastre aéreo do fim de 2016, a qual acabou derrotada pelo placar de 5 a 0.

Barcelona e Boca Juniors se enfrentaram há dez anos pelo Joan Gamper (Foto: Josep Lago/AFP)

O time argentino já participou do torneio em cinco oportunidades, inclusive se tornando o primeiro clube sul-americano ser convidado pelo Barça, ainda na segunda edição, em 1967. A última vez que o Boca marcou presença foi em 2008, quando acabou derrotado por 2 a 1 pela equipe recém-assumida por Pep Guardiola. Na ocasião, os portenhos venciam por 1 a 0 até os acréscimos, com gol de Viatri, mas os blaugranos conseguiram uma virada relâmpago nos instantes finais e venceram o jogo com gols de Puyol e Eto’o.

Reforços em campo

Pelo lado dos anfitriões, Ernesto Valverde deve aproveitar o duelo para colocar em campo todos os mais novos reforços do Barcelona. Desta forma, como adianta o jornal Sport, a tendência é que o técnico escale os brasileiros Arthur, ex-Grêmio, e Malcom, que estava no Bordeaux, no time titular. Outros dois que devem compor os 11 iniciais são o chileno Arturo Vidal, que deixou o Bayern de Munique, e o zagueiro francês Lenglet, comprado junto ao Sevilla.

Os quatro reforços do Barça devem começar jogando nesta quarta-feira (Foto: Divulgação)

A expectativa, então, fica por conta dos outros sete jogadores que começarão a partida. Se for mantida a base do plantel que derrotou o Sevilla por 2 a 1 na Supercopa da Espanha, no último domingo, Lionel Messi e Luis Suárez devem ir a campo, e a escalação azul-grená para encarar os argentinos teria: Ter Stegen; Semedo, Piqué, Lenglet e Alba; Busquets, Arthur e Rafinha; Malcom, Messi e Suárez. Coutinho e Rakitic, que contra o Sevilla estiveram no banco, são outros dois que podem figurar entre os titulares.

Elenco completo

O Boca Juniors, por sua vez, promete ir com força total para o confronto. No que diz respeito aos relacionados, pelo menos, esta é a expectativa, já que todos os destaques do time viajaram para a Europa. No entanto, há a possibilidade do técnico Guillermo Barro Schelotto poupar alguns de seus atletas, dada a dura sequência que os argentinos enfrentarão nas próximas semanas.

Se o considerado time titular de fato começar jogando, os xeneizes devem subir ao gramado do Camp Nou com: Andrada; Jara, Goltz, Magallán e Emmanuel Más; Wilmar Barrios, Pérez, Pavón, Cardona e Mauro Zárate; Ábila.

Boca Juniors disputará o Troféu Joan Gamper pela quinta vez (Foto: JUAN MABROMATA/AFP)

O Barcelona estreia oficialmente na temporada 2018/2019 no próximo sábado, contra o Alavés, novamente no Camp Nou, pela primeira rodada do Campeonato Espanhol. O Boca, por sua vez, estreou com vitória sobre o Talleres no Campeonato Argentino e, na Copa Libertadores, bateu o Libertad pelo jogo de ida das oitavas de final.