Barça vence o Sevilla e fatura Supercopa em estreia apagada de Ganso

Imagem ilustrativa para a matéria
Em noite inspirada de Turan, Messi também deixa o dele (Foto: Pau Barrena/ AFP)
Em noite inspirada de Turan, Messi também deixa o dele (Foto: Pau Barrena/ AFP)

Em noite inspirada de Turan, Messi também deixa o dele (Foto: Pau Barrena/ AFP)

O Barcelona não deu chances à zebra e conquistou o primeiro título oficial da temporada nesta quarta-feira. Recebendo o Sevilla, apoiado pela vantagem de 2 a 0 no jogo de ida e pela torcida no estádio Camp Nou, a equipe azul e grená sofreu na primeira etapa, mas foi implacável nos 45 minutos finais, garantindo a vitória por 3 a 0. Turan, duas vezes, e Lionel Messi compuseram o placar e selaram o título da Supercopa da Espanha para os catalães.

Fazendo sua estreia na Europa e figurando entre os destaques negativos da partida, Paulo Henrique Ganso não conseguiu mostrar um bom cartão de visitas. O meia ex-São Paulo ficou completamente apagado na partida, não desequilibrou e ainda foi substituído aos 12 minutos do segundo tempo.

Em uma noite que marcou o embate entre equipes não só vitoriosas na última temporada mas que também sofreram com a venda de jogadores, foram os catalães que conseguiram fazer valer o favoritismo, apesar de os adversários terem criados boas chances na parte inicial do duelo.

Pelo lado do Barça, que preferiu poupar grandes nomes como Luis Suárez, Raktic, Jordi Alba e Piqué, todos no banco de reservas no começo do jogo, as transferências ficaram por conta dos laterais Daniel Alves e Adriano, além do zagueiro Bartra. A equipe comandada por Luis Enrique ainda teve dois desfalques de peso: Iniesta, lesionado, e Neymar, a serviço da Seleção Brasileira.

Já os andaluzes sofreram um grande desmanche e estão em fase de transição. Isso porque o ex-capitão Coke, Krichowyak e Gameiro assinaram com outros clubes.

O JOGO - Como é característico, os donos da casa entraram em campo buscando a posse de bola. No entanto passaram por grandes sustos nos instantes iniciais, que foram marcados por muito equilíbrio.

Logo aos 3 minutos, Ben Yedder recebeu lindo passe de Correa e chutou cruzado; Bravo estava ligado e conseguiu espalmar. O Sevilla esboçou mais uma pressão no comecinho, contando com alguns escanteios, mas não conseguiu definir.

Depois disso, foi a vez do Barcelona crescer na partida e conseguir abrir o placar. Aos nove minutos, Arda Turan recebeu lindo passe de Messi e tocou na saída de Sergio Rico. As equipes seguiam com chances despretensiosas para cada lado, mas falhavam nas finalizações.

A essa altura do duelo, quem continuava muito apagado era Paulo Henrique Ganso. O meia ex-Santos e São Paulo estava longe de apresentar seu melhor futebol e mal conseguia encostar na bola.

Com problemas para superar a posse de bola da equipe blau-grana, os andaluzes tiveram a chance de empatar em cobrança de pênalti, mas Bravo brilhou. Aos 30 minutos, após o juiz entender toque de mão intencional de Umtiti, Iborra foi para a cobrança e viu o goleiro chileno saltar ao canto direito para espalmar.

Depois da chance, a partida esfriou e começou a ficar muito truncada, só voltando a esquentar momentos antes de o árbitro apitar para o intervalo. Aos 45 minutos, Ben Yedder recebeu passe escorado, cabeceou e viu a bola tocar o travessão antes de se encaminhar para a linha de fundo.

Diferente da primeira etapa, o Barça conseguiu transformar a posse de bola em grandes chances, não sofreu com ataques incisivos dos adversários e foi implacável nos 45 minutos finais.

Antes de o cronômetro chegar a um minuto, Arda Turan, de novo, aproveitou um verdadeiro vacilo da defesa e, livre de marcação na entrada da área, chutou de primeira, encobrindo o goleiro Bravo, para ampliar a vantagem catalã.

Seguindo com a bola e vendo um Sevilla muito mais desesperado que criativo, o time azul e grená seguia dominante e não tardou a fazer mais um gol. Aos 10 minutos, Digne recebeu lindo passe de André Gomes e cruzou na medida para Lionel Messi. O craque, no auge dos seus 1,70m, subiu mais que toda a marcação e anotou de cabeça.

Com a vitória e o título garantido, o Barcelona apenas administrou o placar até os minutos finais. O fato de os donos da casa jogarem com um jogador a menos a partir dos 10 minutos - Mascherano saiu machucado e Luis Enrique já havia gasto todas as substituições - não mudou absolutamente nada e o resultado foi mantido. 3 a 0 na Catalunha e Barcelona campeão da Supeprcopa da Espanha.

FICHA TÉCNICA
BARCELONA 3 x 0 SEVILLA

Local: Estádio Camp Nou, em Barcelona (ESP)
Data: 17 de agosto de 2016, quarta-feira
Horário: 18 horas (de Brasília)
Árbitro: Alejandro Hernández (ESP)
Assistentes: Teodoro Sobrino e José Naranjo (ambos ESP)

Cartões amarelos: Vitolo e Sarabia (Sevilla); Umtiti (Barcelona)

Gols: BARCELONA: Arda Turan, aos nove do primeiro e a um minuto do segundo tempo, Messi, aos 10 minutos do segundo tempo.

BARCELONA: Bravo; Aleix Vidal, Mascherano, Umtiti e Digne (Alba); Busquets (Samper), Denis Suárez e André Gomes (Rakitic); Messi, Munir e Arda Turan
Técnico: Luis Enrique

SEVILLA: Sergio Rico; Mariano, Mercado e Diego González; Kranevitter, Ganso (Vázquez), Iborra, Konoplyanka, Sarabia e Correa (Vietto); Ben Yedder (Vitolo)
Técnico: Jorge Sampaoli

Conteúdo Patrocinado