Às vésperas de seu terceiro Mundial, Felipão revela adaptação fácil à China - Gazeta Esportiva
Às vésperas de seu terceiro Mundial, Felipão revela adaptação fácil à China

Às vésperas de seu terceiro Mundial, Felipão revela adaptação fácil à China

Gazeta Esportiva

Por Redação

08/12/2015 às 22:03

São Paulo, SP

Felipão revela que ele e sua comissão técnica foram bem compreendidos pelo elenco do Guangzhou (foto: AFP)
Felipão revela que ele e sua comissão técnica foram bem compreendidos pelo elenco do Guangzhou (foto: AFP)


Com meia temporada de trabalho, Luiz Felipe Scolari está com moral na China. Foi eleito o treinador do ano no país após conquistar a Liga dos Campeões da Ásia com o Guangzhou Evergrande e, assim, conquistou a vaga para disputar o terceiro Mundial de Clubes da sua carreira, além de levar o troféu do campeonato nacional. Apesar das dificuldades reveladas por muitos profissionais, o técnico campeão do mundo com a Seleção Brasileira diz que se adaptou com relativa facilidade ao futebol chinês.

“A adaptação foi mais fácil que esperávamos, porque os atletas entenderam rapidamente o sistema que queríamos ter e aos nossos métodos de treinamento. Nosso trabalho foi facilitado pela compreensão deles e pela vontade de vencer que todos têm. Os dois títulos conquistados são consequência do que eles já vinham fazendo com outros treinadores também”, declarou Scolari, que já disputou o torneio máximo de clubes em 1995 com o Grêmio, quando perdeu para o Ajax-HOL, e em 1999, com o Palmeiras, quando foi derrotado pelo Manchester United-ING.

Se barreiras como a língua e a cultura podem ser obstáculos, Felipão contou com a ajuda de seis brasileiros para se comunicar melhor com o elenco: Alan, Elkeson, Ricardo Goulart, Robinho e Paulinho. Todos estão na lista do clube para a disputa do Mundial de Clubes, no Japão, que começa para o treinador e seus comandados neste domingo (13), em duelo contra o América-MEX, pelas quartas de final.

“É uma equipe com muita tradição, tem um elenco com ótimos jogadores que servem seleções nacionais. Sem dúvida será um adversário difícil”, comentou o treinador, satisfeito por disputar seu terceiro Mundial. “Estar no terceiro mundial me deixa muito feliz. Jamais imaginaria ter tantas boas oportunidades na minha carreira de técnico”, concluiu.

A objetivo de Scolari é superar os mexicanos para chegar à semifinal, na qual enfrentaria o Barcelona, em confronto marcado para o dia 17 de dezembro. Na outra chave, o congolês Mazembe espera a definição do duelo entre Sanfrecce Hiroshima, convidado do país-sede, e Auckland City, campeão da Oceania. O vencedor do duelo, que acontece nesta terça-feira, depois enfrenta a equipe africana por uma vaga para encarar o River Plate-ARG na semifinal.

Conteúdo Patrocinado