Alemã surpreende, desbanca Marta e Wambach, e leva a Bola de Ouro - Gazeta Esportiva
Alemã surpreende, desbanca Marta e Wambach, e leva a Bola de Ouro

Alemã surpreende, desbanca Marta e Wambach, e leva a Bola de Ouro

Gazeta Esportiva

Por GazetaEsportiva.net

12/01/2015 às 17:16

São Paulo, SP


Na disputa entre Marta, Nadine Kessler e Abby Wambach pela Bola de Ouro feminina, a alemã, com 17,52% dos votos, conseguiu surpreender as duas atletas mais famosas e ficou com o título. A brasileira acabou em segundo lugar com 14,16% dos votos e a estadunidense em terceiro com 13,33%.


O prêmio foi entregue pela japonesa Homare Sawa, que foi capitã da seleção japonesa feminina na Copa do Mundo de 2011. Após conquistar o prêmio, Kessler lembrou a morte de Malanda, jovem jogador alemão que morreu no último final de semana em um acidente de carro.


Marta, que disputou o prêmio pela 12ª vez e já foi cinco vezes seguidas eleita a melhor do mundo, ficou com a segunda colocação, assim como em 2011 e em 2012. Aos 28 anos, ela fez boa temporada pelo Tyreso, da Suécia, antes de se transferir para o Rosengard, do mesmo país.


Momentos antes do anúncio da vencedora da Bola de Ouro, a brasileira ainda minimizou o prêmio individual e afirmou que quer ganhar sua primeira Copa do Mundo em 2015. “Copa do Mundo é só de quatro em quatro anos. Espero que dessa vez me deixem ganhar”, brincou a atacante.


Antes de premiar a melhor jogadora de 2014, a Fifa anunciou o melhor treinador do futebol feminino. Ralf Kellermann venceu a eleição com 17,06% dos votos. Ele comandou o Wolfsburg, da Alemanha, ao título, pelo segundo ano consecutivo, da Liga dos Campeões contra o Tyreso, que, na época, contava com a brasileira Marta no elenco. O alemão concorreu com Maren Meinert (segunda colocada com 13,16% dos votos), treinadora das seleções sub-19 e sub-20 da Alemanha, e Norio Sasaki (terceiro colocado com 13,06% dos votos), comandante da seleção japonesa.


A alemã Nadine Kessler, à direita, venceu Marta e Abby Wambach na disputa pela Bola de Ouro
A alemã Nadine Kessler, à direita, venceu Marta e Abby Wambach na disputa pela Bola de Ouro - Credito: AFP

Conteúdo Patrocinado