Gazeta Esportiva

Exposição do Museu do Futebol sobre futebol feminino vai para Araraquara

São Paulo, SP

23/01/23 | 14:35

Depois de ficar em exibição no Museu do Futebol, em São Paulo, e receber quase 200 mil visitantes em 2019, a exposição "CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol" vai para Araraquara (SP) e será aberto à visitação a partir deste sábado. A atração ficará no térreo e primeiro andar da Biblioteca Municipal Mário de Andrade.

A exposição conta a história de mulheres que driblaram a proibição por lei da prática do futebol feminino de 1941 a 1979. Apesar da liberação da modalidade na década de 80, muitas atletas sofreram com a precariedade do esporte e lutaram para que o futebol feminino tivesse um crescimento significativo da década de 2010 em diante. A exposição também conta esta história.

A atração também conta com o talento dos atores Antônio Fagundes e Patrícia Pillar, que interpretam, em áudio, trechos de jornais dos anos 1940 debatendo a proibição do futebol feminino no Brasil.

Além disso, a exposição terá uma homenagem à Associação Ferroviária de Esportes, clube da cidade, que por muito tempo investiu no futebol feminino mesmo antes da FIFA obrigar a modalidade em clubes de ponta. O time feminino da Ferroviária existe desde 2001.

Troféus - como a taça da Libertadores feminina de 2015, conquistada pela Ferroviária -  e uniformes do clube também estarão em exibição.

Um pebolim de mulheres feito a pedido do Museu do Futebol, que também faz parte da exposição, ficará no SESC Araraquara e poderá ser utilizado livremente por frequentadores.

A exposição ficará aberta à visitação até o mês de abril na Biblioteca Municipal de Araraquara.

Deixe seu comentário