Firmino marca, Liverpool vence o Porto e abre vantagem na Champions - Gazeta Esportiva
Firmino marca, Liverpool vence o Porto e abre vantagem na Champions

Firmino marca, Liverpool vence o Porto e abre vantagem na Champions

Gazeta Esportiva

Por Redação

09/04/2019 às 17:52

São Paulo, SP

O Liverpool saiu na frente do duelo com o Porto pelas quartas de final da Liga dos Campeões. Nesta terça-feira, em Anfield, na Inglaterra, os Reds fizeram um primeiro tempo impecável, dominaram as ações ofensivas, construíram a vantagem administrada na segunda etapa e venceram os portugueses por 2 a 0, com gols de Keita e Roberto Firmino. A definição do classificado sai no próximo dia 17, em Portugal.

Os primeiros 45 minutos foram de domínio do Liverpool, que abriu o placar logo aos cinco minutos com Keita, em chute desviado no meio do caminho. Mesmo com a vantagem, os donos da casa não abdicaram do jogo, ampliaram com Firmino e só a partir de então passaram a ceder espaços. O Porto, inclusive, foi quem teve o lance mais polêmico, após toque na mão de Alexander-Arnold que o VAR não marcou a penalidade.

O segundo tempo foi mais equilibrado, mas ainda assim com uma leve superioridade para o Liverpool. Mané, logo aos dois minutos, chegou a marcar o terceiro, mas viu seu tento anulado pela posição irregular. Aos poucos, o Porto passou a avançar suas linhas, mas assustou muito pouco. Os lances mais perigosos saíram dos pés de Marega, que ora parou na falta de pontaria, ora em Alisson.

Ambos os times voltam a campo no fim de semana por suas respectivas competições nacionais. No Inglês, o Liverpool entra em campo no domingo para se manter na briga pelo título. Pela frente, porém, terá o Chelsea. Já o Porto, também brigando pela taça, enfrenta o Portimonense no sábado, fora de casa.




O JOGO

Liverpool pressiona e abre o placar logo no início


O início de jogo foi de completo domínio do Liverpool. Jogando em casa, os Reds tomaram a iniciativa, acuaram o Porto em seu campo de defesa e utilizaram os atletas de lado de campo para assustar. E logo na primeira oportunidade, Keita colocou no fundo da rede e abriu o placar. Aos cinco minutos, após boa trama de Milner e Mané, a bola chegou no camisa oito, que arriscou da entrada da área e contou com o desvio para tirar Casillas da jogada.

Na frente do placar, o Liverpool manteve o ímpeto e por pouco Roberto Firmino não ampliou no minuto seguinte, não fosse o desvio de Militão. Depois, aos 17, os Reds voltaram a assustar, dessa vez com Mohamed Salah. Após falha defensiva da defesa portista, o egípcio saiu em velocidade cara a cara com Casillas, por pouco não foi derrubado por Felipe e tentou tirar do arqueiro espanhol. A bola, porém, saiu rente a trave pela linha de fundo.

Reds ampliam, mas jogo ganha em equilíbrio e o Porto assusta


Depois de um amplo domínio do Liverpool nos primeiros 20 minutos, o Porto conseguiu tranquilizar a partida, ficar com a bola e equilibrar o duelo em Anfield. Apostando na força física de Marega, os portugueses chegaram a assustar Alisson. Mas quem voltou a balançar as redes foi o Liverpool. Aos 25, Henderson quebrou a linha de marcação com passe preciso para Alexander-Arnold, que cruzou rasteiro da direita para Firmino empurrar para a rede.

Com 2 a 0 em vantagem, o Liverpool diminuiu o ritmo e passou a ceder a posse de bola, principalmente nos dois primeiros terços do campo, para o Porto, que ainda esbarrava na força defensiva a fim de conseguir finalizar. A alternativa voltou a ser Marega, que aos 29 recebeu grande passe em profundidade, saiu na cara de Alisson, mas o goleiro brasileiro salvou os donos da casa.

Aos 29 minutos, foi instaurada a polêmica da partida. Em nova trama ofensiva, a bola foi levantada na área do Liverpool, Alisson colocou para escanteio, mas a bola desviou na mão de Alexander-Arnold antes de sair. Após consulta do VAR, o árbitro espanhol Pau Cebrián Devís optou por mandar o jogo seguir e não apontou a marca da cal.

Na reta final do primeiro tempo, tanto Porto quanto Liverpool ficaram próximos de marcar. Primeiro, os portugueses chegaram com Marega, que aproveitou a sobra da cobrança de escanteio, mas errou o chute e deixou nas mãos de Alisson. Depois, Henderson cruzou, Firmino emendou de primeira, mas a bola saiu por cima da meta de Casillas.

Segundo tempo agitado e com chances para ambos os lados


Se o primeiro tempo iniciou com amplo domínio do Liverpool, a segunda etapa caminhou mais equilibrada. E boa parte disso por conta da mudança de postura do Porto, que subiu as linhas de marcação, mas ao mesmo tempo deu mais espaços para os donos da casa. Assim, Mané marcou o terceiro, mas a posição irregular do atacante anulou o tento. Como resposta, Marega quase aproveitou a trapalhada entre Van Dijk e Alisson.

Aos poucos, o Liverpool retomou o controle das principais ações ofensivas, chegou a criar oportunidades, mas com menos ímpeto no campo de ataque. Aos 24 minutos, Mané tentou surpreender Casillas com um chute colocado, mas a bola foi pela linha de fundo. Do outro lado, Marega, única alternativa portista, ganhou na velocidade e arrematou cruzado para defesa do goleiro brasileiro.

Na reta final, outro lance polêmico marcou a partida. Dessa vez em sequência. Depois de uma dividida na área, Felipe caiu na área pedindo pênalti. No contra-ataque, Salah pisou em Danilo pereira, mas o árbitro mandou o jogo seguir. No fim, as bolas da área dos portugueses não resultaram em nada e a partida terminou em 2 a 0. Com a vitória, o Liverpool saiu em vantagem e pode perder por um gol de diferença no Estádio do Dragão que ainda assim avança.

FICHA TÉCNICA
LIVERPOOL 2 X 0 PORTO

Local: Anfiel Road, Liverpool, Inglaterra
Data: Terça-feira, 9 de abril de 2019
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Antonio Mateu Lahoz (ESP)
Assistentes: Pau Cebrián Devís (ESP) e Roberto del Palomar (ESP)
VAR: Jesús Gil Manzano (ESP)

GOL: Keita (Liverpool), aos 5 minutos do 1T; Roberto Firmino (Liverpool), aos 25 minutos do 1T

Cartão amarelo: Felipe (Porto), Tiquinho Soares (Porto)

LIVERPOOL: Alisson; Alexander-Arnold; Lovren, Van Dijk e Milner; Fabinho, Keita, Henderson; Salah, Mané (Origi) e Roberto Firmino (Sturridge)
Técnico: Jurgen Klopp

PORTO: Casillas; Maxi Pereira (Fernando), Felipe, Éder Militão e Alex Telles; Óliver Torres (Bruno Costa), Danilo Pereira, Corona, Otávio; Marega e Soáres (Brahimi)
Técnico: Sérgio Conceição

Conteúdo Patrocinado