Figueirense e Avaí fazem clássico catarinense para fugir da degola - Gazeta Esportiva
Figueirense e Avaí fazem clássico catarinense para fugir da degola

Figueirense e Avaí fazem clássico catarinense para fugir da degola

Gazeta Esportiva

Por Redação

16/09/2015 às 09:08 • Atualizado: 16/09/2015 às 15:43

São Paulo, SP

Figueirense quer vitória no clássico para se distanciar da zona de rebaixamento (foto: Luiz Henrique/Figueirense FC)
Figueirense quer vitória no clássico para se distanciar da zona de rebaixamento (foto: Luiz Henrique/Figueirense FC)


 

A noite desta quarta-feira será de clássico tenso em Florianópolis. Figueirense e Avaí se enfrentam, às 21h (de Brasília), no Orlando Scarpelli, buscando fugir da zona de rebaixamento. Na 16ª posição, os donos da casa só não estão na região incômoda da tabela por terem uma vitória a mais do que o Coritiba, que vem logo atrás. Já os visitantes estão na 18ª colocação, a apenas um ponto do arquirrival.


Para esta partida, o técnico alvinegro René Simões não contará com o zagueiro Marquinhos nem com o meia Carlos Alberto, que seguem no departamento médico do clube. Além deles, outro desfalque será o lateral direito Leandro Silva, que foi titular na última rodada. Sueliton deverá substitui-lo. As novidades ficarão por conta dos retornos de Clayton, Bruno Alves e Marquinhos Pedroso.


Pressionado pela sequência de quatro jogos sem vitória – são três derrotas e um empate neste período – o Figueirense quer voltar a somar três pontos para ter mais tranquilidade em relação à zona de rebaixamento. O clássico, no entanto, é tratado como apenas mais uma partida, na qual a força psicológica pode fazer a diferença.


“Quem melhor se preparar emocionalmente vai vencer. O Avaí vem de uma vitória no último minuto e nós viemos de uma derrota onde não nos sentimos bem, quem se preparar melhor emocionalmente, sai vencedor. Eles não podem se empolgar e nem a gente, então será um jogo emocional, como o René fala, um jogo dentro de outro jogo”, disse o meia Celsinho, citando as palavras do treinador.




Rudnei, à frente, pode ser a novidade no time do Avaí para o clássico catarinense (foto: André Palma Ribeiro/Avaí FC)
Rudnei, à frente, pode ser a novidade no time do Avaí para o clássico catarinense (foto: André Palma Ribeiro/Avaí FC)


 

Mesmo estando em situação pior do que a do rival, o Avaí chega para o clássico embalado pela vitória sobre o Goiás, na última rodada, com um gol no final, que encerrou uma sequência negativa de três derrotas seguidas. Para o zagueiro Emerson, um dos líderes do time, uma vitória na quarta-feira terá um sabor especial e pode ser o começo da reação avaiana. Entretanto, o jogador pede atenção para vencer o Figueirense.


“A gente sabe da dificuldade que é jogar um clássico, muitas vezes decidido por detalhes. Estamos em uma situação difícil na zona de rebaixamento e o resultado pode mudar muita coisa. Temos que focar nos treinamentos, fazer o que o professor Kleina pedir para chegar no Orlando Scarpelli e tentar vencer. É um clássico, todo jogador gosta de jogar e vencer um clássico. Tem um gostinho a mais, um jogo que motiva todos os jogadores”, afirmou.


Para o clássico, a grande dúvida do técnico Gilson Kleina é a presença de Marquinhos, que sofre com dores crônicas no joelho. Como atuou os 90 minutos da partida contra o Goiás, pode ser que o camisa 10 precise ser poupado e fique de fora da equipe. Outra questão do treinador do Leão é a escalação de André Lima no time titular, que disputa posição com Roberto para fazer dupla com Léo Gamalho. A novidade pode ser a entrada do volante Rudnei, que agradou Kleina contra o Esmeraldino. Anderson Lopes, recuperado de lesão, está à disposição.


Este será o quinto encontro entre Figueirense e Avaí nesta temporada. Os dois times duelaram uma vez pelo Campeonato Catarinense, duas pela Copa do Brasil e outra pelo Brasileirão. Cada equipe tem uma vitória e houve ainda dois empates, ambos por 1 a 1. Três partidas ocorreram na Ressacada e apenas uma no Orlando Scarpelli.


 

FICHA TÉCNICA
FIGUERENSE X AVAÍ

Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Data: 16 de setembro de 2015, quarta-feira
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Neuza Inês Back (SC) e Thiaggo Americano Labes (SC)

FIGUEIRENSE: Alex Muralha; Sueliton, Bruno Alves (Saimon), Thiago Heleno e Marquinhos Pedroso (Cereceda); Paulo Roberto, Fabinho, João Vitor e Celsinho; Clayton e Marcão
Técnico: René Simões

AVAÍ: Vagner; Nino Paraíba, Antonio Carlos, Emerson e Romário; Adriano, Eduardo Neto, Rudnei (Tinga) e Marquinhos (Renan Oliveira); Roberto (André Lima) e Léo Gamalho.
Técnico: Gilson Kleina

Conteúdo Patrocinado