Fifa anuncia mudanças para decidir o prêmio de melhor jogador do mundo - Gazeta Esportiva
Fifa anuncia mudanças para decidir o prêmio de melhor jogador do mundo

Fifa anuncia mudanças para decidir o prêmio de melhor jogador do mundo

Gazeta Esportiva

Por Redação

09/05/2017 às 18:25 • Atualizado: 25/05/2017 às 16:36

São Paulo, SP

A Fifa anunciou, nesta terça-feira, mudanças na premiação de melhor do mundo. A partir de agora, a entrega do prêmio será em outubro e vai honrar a melhor performance durante temporada europeia — e não mais no ano-calendário.

Além disso, em 2017, a premiação acontece em 23 de outubro, em Londres, na Inglaterra. É a primeira vez que o evento não é realizado em Zurique, na Suíça. Devido às mudanças nesta edição, serão avaliados os desempenhos dos jogadores na temporada 2016-2017.

O objetivo é facilitar os critérios de avaliação de jogadores e técnicos indicados. O maior detentor de bolas de ouro atualmente é Lionel Messi, considerado o melhor do mundo cinco vezes. Este ano, Cristiano Ronaldo luta para empatar com o argentino.

Cristiano Ronaldo recebe prêmio de melhor jogador do mundo. (Foto: Fabrice COFFRINI/AFP)


Outras mudanças e propostas

Também nesta terça, membros da Fifa se reuniram em Manama, no Bahrein, para discutir diversos tópicos. Alguns deles ainda serão votados em um congresso no próximo dia 11.

Dentre as propostas de mudança estão os requisitos mínimos exigidos para que um país se candidate e seja escolhido como sede da Copa do mundo de 2026.

Além disso, países membros de associações, como Caf, Concacaf, Conmebol e Confederação de Futebol da Oceania (OFC) serão os primeiros a serem convidados para receberem o evento. Outras emendas serão estudadas e votadas ainda no evento deste mês.

O conselho da Fifa também expôs sua preocupação com racismo e discriminação. O grupo defendeu que as associações membras devem estar prontas para tomar medidas duras, seguindo o protocolo de três etapas: na primeira delas, a partida seria interrompida e um anuncio público feito contra o comportamento racista. Em caso de reincidência, medida deve ser repetida. Na terceira vez a partida deve ser suspensa.

Conteúdo Patrocinado