Ex-zagueiro argentino diz que estilo de Guardiola "estragou" futebol

São Paulo, SP

14-02-2017 15:46:03

O ex-zagueiro argentino Roberto Ayala, que atuou pela seleção entre 1994 e 2007, analisou o estilo de jogo proposto pelo técnico Pep Guardiola, e mesmo elogiando o espanhol, afirmou que "estragou" o futebol, de certa maneira.

"O Barcelona de Guardiola foi o melhor time que vi na vida, mas de certa forma ele trouxe problemas ao futebol mundial", analisou o ex-defensor, ao La Nación. Ele ainda explicou: "Agora, muitos zagueiros acham que podem sair jogando como naquele time, mas não são bons o suficiente".

Ayala, que parou de jogar em 2011, quando se aposentou no Racing-ARG, declarou que os defensores, em primeiro lugar, devem dar segurança ao time. "Zagueiros defendem, dão segurança. E os laterais também devem lembrar que têm funções defensivas", concluiu.

Guardiola, desde seus primeiros trabalhos, se caracterizou por times que trocam muitos passes, começando pelo goleiro, sem fazer lançamentos. Desta forma, o espanhol se consagrou com grandes títulos pelo Barça, antes de passar por Bayern e, agora, Manchester City.

Ayala disputou as Copas de 1998 e 2006. Em 2002, chegou a ser convocado, mas se lesionou antes do início do Mundial. Além disso, foi campeão olímpico em Atenas 2004, como um dos atletas acima dos 23 anos. Com 115 jogos, é o quarto com mais atuações na história do país, atrás apenas de Javier Zanetti, Javier Mascherano e Lionel Messi.

Deixe seu comentário