Ex-dirigente da Conmebol, Esquível tem extradição autorizada por Suíça - Gazeta Esportiva
Ex-dirigente da Conmebol, Esquível tem extradição autorizada por Suíça

Ex-dirigente da Conmebol, Esquível tem extradição autorizada por Suíça

Gazeta Esportiva

Por Redação

23/09/2015 às 21:19

São Paulo, SP

Esquível é denunciado por negociar direitos de marketing da Copa América (Foto: Leo Ramirez/AFP)
Esquível é denunciado por receber propina em negociação por direitos de marketing da Copa América (Foto: Leo Ramirez/AFP)


A Justiça Federal da Suíça aprovou nesta quarta-feira a extradição do ex-presidente da Federação Venezuelana de Futebol, Rafael Esquível, para os Estados Unidos. Preso em Zurique, o ex-dirigente da Conmebol seguirá até os EUA seguindo um protocolo investigação de corrupção da Fifa pelo FBI.

Esquível terá o prazo de 30 dias para apelar da decisão. O cartola foi preso em maio juntamente com outros seis dirigentes da Fifa, incluindo o ex-presidente da CBF José Maria Marin. A extradição é a terceira realizada a pedido da Justiça americana. Jeff Webb aceitou ir de forma voluntária. Já Eugênio Figueiredo, ex-presidente da Conmebol, ainda recorre ao inquérito, apesar de ter a extradição liberada pelas autoridades suíças.

A Justiça norte-americana acusa Esquível de negociar a venda dos direitos de marketing das edições de 2007, 2015, 2016, 2019 e 2023 da Copa América em troca de propina.

Aguardando um pedido de extradição, Marin pode ser o próximo da lista. Os advogados do brasileiro já apresentaram uma defesa apontando que as provas contra seu cliente seriam “frágeis”.

Conteúdo Patrocinado