Cruzeiro e Vasco fazem confronto contra a degola em Minas - Gazeta Esportiva
Cruzeiro e Vasco fazem confronto contra a degola em Minas

Cruzeiro e Vasco fazem confronto contra a degola em Minas

Gazeta Esportiva

Por Gazeta Press e Gustavo Aleixo

16/09/2015 às 09:04 • Atualizado: 16/09/2015 às 15:41

Belo Horizonte, MG

Mano Menezes reconhece a boa fase do Vasco que, mesmo na lanterna, vem crescendo no Brasileirão (Foto: Pedro Vilela/Light Press)
Mano Menezes reconhece a boa fase do Vasco que, mesmo na lanterna, vem crescendo no Brasileirão (Foto: Pedro Vilela/Light Press)


Cruzeiro e Vasco fazem um choque direto na luta contra o rebaixamento nesta quarta-feira, às 22h, quando se enfrentam no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na lanterna com 19 pontos, o Cruz-Maltino ganhou novo fôlego com dois triunfos consecutivos, sendo o mais recente por 2 a 0 diante do Atlético-PR. Já a Raposa vem de um empate por 1 a 1 com o Atlético-MG, quando levou o gol de empate no fim, frustrando os planos de se afastar de vez da zona de queda para a Série B. A atuação do time celeste no clássico, no entanto, foi convincente de forma que a equipe, atualmente na 14ª posição, com 29 pontos, se mostra confiante em ampliar a distância para o grupo dos quatro últimos, que hoje é de apenas dois pontos.

Cientes de que a partida desta quarta-feira pode ser determinante na caminhada dos dois times, os treinadores esperam um duelo muito equilibrado.

“Temos uma caminhada muito longa pela frente e muito complicada, mas possível de ser feita com empenho e determinação. Ganhamos os dois últimos jogos, mas temos uma partida ainda mais complicada com o Cruzeiro, que também quer afastar o risco de rebaixamento. Se vencermos vamos dar um bom passo para atingirmos a nossa meta”, disse Jorginho, comandante do Vasco.

Mano Menezes, treinador do Cruzeiro, também considera a partida estratégica principalmente pelo momento do Vasco.

“O Campeonato Brasileiro nos apresenta algumas armadilhas e esse confronto com o Vasco é uma delas, pois o adversário vem de duas vitórias e como futebol é tendência, a tendência deles é de crescimento. Vamos precisar fazer uma grande partida para não sermos surpreendidos. Mesmo jogando em casa vamos precisar manter em alta o nível de concentração para conquistarmos a vitória”, afirmou Mano.

Após duas vitórias seguidas, Vasco cria esperanças e corre atrás de salvação milagrosa (Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br)
Após duas vitórias seguidas, Vasco cria esperanças e corre atrás de salvação milagrosa (Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br)


Na visão dos jogadores do Cruzeiro, o apoio da torcida pode ser fundamental: “Esse jogo é de grande importância para retomarmos o caminho das vitórias no Campeonato Brasileiro. Se usarmos bem o fator campo e ganharmos do Vasco, a rodada pode nos colocar em uma posição bem mais confortável em relação a esse primeiro planejamento de nos afastarmos da parte de baixo da tabela de classificação. Por isso temos que usar todas as armas disponíveis a nosso favor e a torcida é uma delas” destacou o goleiro Fábio.

Se o Cruzeiro espera usar o fator campo para conseguir a vitória, os vascaínos estão preparados para enfrentar a forte pressão que o adversário pretende armar.

“Nós sabemos que não é nada fácil enfrentar o Cruzeiro jogando em Belo Horizonte. A torcida deles chega junto e procura apoiar ao longo dos noventa minutos. Com certeza eles vão se lançar ao ataque na busca de gols para abrirem o caminho. O Vasco vai precisar ter muita inteligência para saber lidar com esse tipo de situação, pois estamos falando de um jogo chave, uma verdadeira decisão neste momento do Campeonato Brasileiro. Vamos ter que ser eficientes no sistema defensivo e aproveitarmos bem as oportunidades de matarmos o confronto”, analisou o lateral-direito Madson.

Em termos de escalação o Cruzeiro tem problema na lateral esquerda pois Mena, expulso contra o Galo, e Fabrício, que recebeu o terceiro cartão amarelo no mesmo jogo, cumprem suspensão. Assim, Pará assume o setor.

Na direita, o lateral Ceará, que foi substituído durante o clássico de domingo após sofrer uma pancada no joelho, garante estar recuperado e deve ser escalado como titular.

O Vasco também terá mudanças. O goleiro Martin Silva, com dores na coxa direita, é dúvida e se for vetado, Jordi assume o posto. O ataque, porém, é a maior preocupação. Também acusando dores na coxa direita, Jorge Henrique e Leandrão deixaram o jogo contra o Atlético-PR antes do fim. O primeiro, porém, é o único que deve ficar de fora. O drama aumenta porque o reserva colombiano Duvier Riascos cumpre suspensão por acúmulo de cartões amarelos. Assim, Rafael Silva ganha uma vaga no setor.

FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO X VASCO

Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 16 de setembro de 2015 (Quarta-feira)
Horário: 22h (de Brasília)
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Assistentes: Rogerio Pablos Zanardo (SP) e Herman Brumel Vani (SP)

CRUZEIRO: Fábio, Ceará, Manoel, Bruno Rodrigo e Pará; Willians, Henrique, Ariel Cabral, Alisson e Marquinhos; Willian
Técnico: Mano Menezes

VASCO: Martín Silva (Jordi), Madson, Luan, Rodrigo e Julio Cesar; Serginho, Bruno Gallo, Julio dos Santos e Nenê; Rafael Silva e Leandrão
Técnico: Jorginho

Conteúdo Patrocinado