Cruyff sobre CR7: "Sem discussão, ninguém está no nível de Messi"

São Paulo, SP

06-10-2015 14:50:54

“Cristiano Ronaldo é um grande jogador, mas é um goleador. Nunca será um atleta que cria jogadas para a equipe ou que se preocupa se seu time está jogando bem”. Esta foi uma das declarações de Johan Cruyff, capitão da seleção holandesa de 1974, conhecida como “carrossel holandês”, em um congresso que está sendo realizado em Berlim.

O ex-treinador do Barcelona abordou muito a disputa entre Messi e Cristiano Ronaldo sobre qual dos atletas é melhor. “Eu sempre preferi os jogadores pequenos e técnicos porque eu era exatamente assim. Cristiano se preocupa demais com a finalização. Resumindo, Messi é muito mais um jogador de equipe: dá passes, assistências e cria jogadas. Para mim, existe uma diferença muito grande sobre ser um grande jogador e um goleador”.

Apesar de a resposta ser bastante óbvia, Cruyff ainda falou sobre quem ele acha que vencerá a próxima Bola de Ouro como melhor jogador do planeta. “Não existe discussão, ninguém está no nível do Messi. Eu voltaria a dar mais um prêmio para ele”. Se vencesse o prêmio, seria a quinta vez que o argentino levaria o Balón d’Oro.

Ainda explicando as diferenças entre o jogo coletivo e individual, Cruyff elogiou o meia Xavi, ex-Barça. “Para mim, o importante sempre é a equipe, por isso um dos melhores do Barcelona foi o Xavi, porque sempre estava no centro da equipe, controlava a velocidade, os passes e quando precisa recuar o time”.

Por fim, sobre a fase atual do Barcelona, que começou a temporada de forma muito irregular em relação as equipes de anos anteriores, Cruyff admitiu que existem diferenças. “Sim, claro que vejo diferenças entre este Barcelona e os anteriores, mas só estou dando a minha opinião, não quero criticar. Os treinadores (Luis Enrique e Guardiola) tem pensamentos muito distintos, então é normal que as equipes não atuem de forma igual”.

Deixe seu comentário