Criticado, Benítez tem melhor média da carreira; Números se aproximam de Mourinho - Gazeta Esportiva
Criticado, Benítez tem melhor média da carreira; Números se aproximam de Mourinho

Criticado, Benítez tem melhor média da carreira; Números se aproximam de Mourinho

Gazeta Esportiva

Por Redação

29/12/2015 às 10:00

São Paulo, SP

(Foto: AFP
A média de ponto de Rafa Benítez no Real Madrid é a melhor de toda a sua carreira (Foto: AFP


O crédito de Rafa Benítez parece ter terminado no Real Madrid após apenas 16 rodadas do Campeonato Espanhol e já há quem diga que os merengues buscam um novo treinador em caso de mais um tropeço do espanhol. Três empates e três derrotas, sendo uma delas por 4 a 0 para o Barcelona, parecem ter sido a gota d’água para torcida e direção do clube. Mesmo assim, Benítez pode encerrar sua passagem pelo Real Madrid com a melhor média de pontos da carreira: 2,26.

Se Benítez abandonar mesmo o Real Madrid, o faria com números parecidos com o de José Mourinho nos merengues. O português, especulado para assumir a equipe da capital, em três temporadas com os blancos, conseguiu uma média de 2,30 pontos por jogo, contra 2,26 do espanhol.

Outro possível substituto de Benítez poderia ser Zinedine Zidane. Sua curta trajetória em Castilla, categoria de base do Real, não registra uma média de pontos alta como Mourinho ou Benítez: Em 41 jogos, desde a metade de 2014, o Zizou tem uma média de 1,59 pontos.

Confira a média de pontos e um resumo da carreira de Rafa Benítez até chegar ao Real Madrid

Nas 23 partidas disputadas até aqui, os blancos conquistaram uma média de 2,26 pontos por confronto. Registro muito superior, por exemplo, ao registrado pelo treinador na temporada 95/96, quando foi rebaixado com o Valladolid após apenas dois triunfos e sete empates em 23 partidas – média 0,20 pontos por jogo.

(Foto: AFP)
No Liverpool, Rafa Benítez conquistou a Liga dos Campeões (Foto: AFP)


Benítez voltou à Elite de La Liga em 98/99, mas só começou a melhorar seus números nos anos 2000 quando, após um bom trabalho no Tenerife, conseguiu seu primeiro grande clube na carreira, o Valencia. Seu período no Mestalla se encerrou com dois Campeonato Espanhóis, uma Liga Europa e uma média de 1,89 pontos nas 155 partidas disputadas.

Em seguida, Benítez igualou a marca no Liverpool, onde ficou por seis temporadas. Na Terra dos Beatles, conquistou uma Copa da Liga Inglesa, uma Copa da Inglaterra, uma Supercopa da Europa e uma Liga dos Campeões, em decisão histórica, nos pênaltis, contra o Milan.

Em 2010, se arriscou na complicada tarefa de fazer a torcida da Internazionale esquecer José Mourinho, que havia ganho o Triplete (Italiano, Liga dos Campeões e Copa da Itália) um ano antes. Em Milão, durou apenas 25 jogos, com média de 1,68 por partida e tendo levado a Supercopa da Itália e o Mundial de Clubes.

Benítez abandou os bancos por três anos até retornar ao Chelsea, onde conseguiu seus melhores resultados até a chegada à Madrid. Em 48 jogos, uma média de 1,96 pontos lhe renderam uma Liga Europa. Já em 2013, retornou a Itália para assumir o Nápoli, onde conseguiu a boa média de 1,87 pontos em 122 confrontos.

 

Conteúdo Patrocinado