Conheça os estádios brasileiros que utilizam energia solar - Gazeta Esportiva
Conheça os estádios brasileiros que utilizam energia solar

Conheça os estádios brasileiros que utilizam energia solar

Gazeta Esportiva

Por Redação

07/03/2019 às 17:21

São Paulo, SP

Alguns estádios de futebol no país utilizam a energia do sol como forma de economizar com os gastos em energia e, ainda, agregar uma necessária sustentabilidade aos projetos.

As obras dos estádios, apresentam características favoráveis à utilização da tecnologia, uma delas sendo o espaço disponível para a instalação das placas solares. Dessa forma, na medida com que essas obras superam em tamanho a maioria das residências e empresas, a diminuição dos sistemas que necessitam para suprir o consumo elétrico também é maior.

Confira, abaixo os 5 estádios brasileiros que usam energia solar e as informações sobre os seus sistemas:

Maracanã

O estádio carioca Jornalista Mário Filho recebeu, em 2014, um sistema com 1.552 placas solares, que cobrem uma área de 2.380 m² e que são capazes de gerar 500 megawatts-hora de energia por ano.

Após a reforma, Maracanã acabou aderindo a energia solar (Foto: Divulgação)


Mineirão

O estádio Governador Magalhães Pinto, localizado em Belo Horizonte-MG, também ganhou em 2014 o seu sistema de energia solar, com 6 mil placas solares capazes de gerar até 1.420 quilowatts-pico de energia e cobrindo 9.500 m² de sua cobertura.

Também para o ano da Copa do Mundo no Brasil, o Mineirão passou a utilizar energia solar (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)


Arena Pernambuco

A usina solar do estádio Arena Pernambuco, em Recife, foi a primeira do tipo a ser instalada no estado, no final de 2013, e conta 3.652 placas solares capazes de gerar 1.500 megawatts-hora de energia por ano, equivalente a 30% do consumo do estádio.

No final de 2013, a Arena Pernambuco foi a primeira do tipo a ser instalada (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)


Pituaçu

Por fim, o estádio Governador Roberto Santos, em Salvador, foi o primeiro da América Latina a contar com um sistema de energia solar, instalado em 2012, com 2.292 módulos fotovoltaicos capazes de gerar 630 megawatts-hora/ano de energia.

Mesmo não sendo uma Arena, Pituaçu foi o primeiro da América Latina a contar com energia solar (Foto: Divulgação)

Conteúdo Patrocinado