Com finais de Copa do Brasil aos domingos, CBF apresenta novo calendário para 2023 - Gazeta Esportiva
Com finais de Copa do Brasil aos domingos, CBF apresenta novo calendário para 2023

Com finais de Copa do Brasil aos domingos, CBF apresenta novo calendário para 2023

Gazeta Esportiva

Por Redação

21/09/2022 às 21:59 • Atualizado: 21/09/2022 às 22:07

São Paulo, SP

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, nesta quarta-feira, o calendário de competições para 2023. Entre as principais novidades estão as datas para as finais da Copa do Brasil e a nova política para daras Fifa.

Marcados para os dias 17 e 24 de setembro, os jogos da final da Copa do Brasil serão, a partir de 2023, disputados aos domingos. Até o momento, a decisão da competição são comumente disputadas nas quartas-feiras.

Uma exceção ocorreu na temporada passada, em decorrência do calendário mais apertado devido à pandemia de covid. Na ocasião, o primeiro jogo entre Atlético-MG e Athletico-PR foi disputado em um domingo, enquanto a partida de volta ocorreu três dias depois, em uma quarta-feira.

Data Fifa


Outra mudança relevante será no Campeonato Brasileiro. Para 2023, a promessa da CBF é respeitar as datas Fifa - períodos reservados para o futebol de seleções. A competição está marcada para começar no dia 15 de abril do ano que vem e terminar no dia 3 de dezembro.

Neste ano, o torneio foi iniciado no dia 9 de abril e, devido à Copa do Mundo, terminará no dia 13 de novembro. No entanto, mesmo em anos sem Mundial, o Brasileirão não costuma ser interrompido pelas datas Fifa.

A ausência de pausas nessas ocasiões costuma motivar queixas de clubes cujos atletas são convocados, uma vez que os mesmos são forçados a jogar com desfalques.



Outros torneios

O restante das competições devem permanecer obedecendo aos mesmos moldes. As primeiras competições do calendário serão os estaduais. Eles serão iniciados no dia 15 de janeiro e seguirão com 16 datas.

Na sequência, a Supercopa do Brasil será, como de costume, disputada em um único jogo, marcado para o dia 28 de janeiro.

Competições continentais


A CBF divulgou, também, as datas para os torneios internacionais. A Recopa Sul-Americana - que contará com pelo menos um brasileiro - será disputada em duas partidas, ambas em fevereiro. O jogo de ida está marcado para o dia 8 e a partida de volta acontecerá no dia 15.

Também no dia 8 de fevereiro, estreia a Libertadores, principal competição do continente, que tem final marcada para o dia 11 de novembro. A Copa Sul-Americana, por sua vez, acontecerá do dia 8 de março até 28 de outubro.

Datas dos campeonatos nacionais




  • Campeonatos estaduais - 15 de janeiro a 9 de abril;

  • Supercopa do Brasil - 28 de janeiro (jogo único);

  • Copa do Brasil - 22 de fevereiro a 24 de setembro;

  • Campeonato Brasileiro Série A - 15 de abril a 3 de dezembro;

  • Campeonato Brasileiro Série B - 15 de abril a 25 de novembro;

  • Campeonato Brasileiro Série C - 22 de abril a 12 de novembro;

  • Campeonato Brasileiro Série D - 30 de abril a 29 de outubro.







A Copa do Nordeste e a Copa Verde, campeonatos regionais, terão calendários especiais divulgados pela CBF até o dia 17 de outubro.


Datas dos campeonatos internacionais




  • Recopa Sul-Americana - 8 e 15 de fevereiro

  • Libertadores - 8 de fevereiro a 11 de novembro

  • Copa Sul-Americana - 8 de março a 28 de outubro

  • Mundial de Clubes - ainda sem data



 

Conteúdo Patrocinado