Com campeão quase rico e Papão, Copa Verde chega a 2ª edição - Gazeta Esportiva
Com campeão quase rico e Papão, Copa Verde chega a 2ª edição

Com campeão quase rico e Papão, Copa Verde chega a 2ª edição

Gazeta Esportiva

Por Ana Paula Canhedo

06/02/2015 às 13:00 • Atualizado: 15/03/2016 às 17:14

Brasília, DF

A Copa Verde reaparece em sua segunda edição com novidades em relação a 2014. Serão 16 clubes, escolhidos a partir do desempenho nos campeonatos estaduais, do Norte, Centro-Oeste (exceto Goiás) e o estado do Espírito Santo. O estado do Pará tem três vagas, Amazonas, Distrito Federal e Mato Grosso duas cada e os demais uma. Destaque para Paysandu e Luverdense, ambos na Série B do Brasileirão e Brasília, atual campeão da competição e na iminência de tornar-se um milionário.


A primeira rodada será disputada neste domingo, com os 16 grupos batalhando entre si em confrontos mata-mata (vide tabela abaixo). Santos, do Amapá, e Paysandu farão o confronto que promete mais emoção. O clube amapense usa o mesmo escudo que a equipe da Baixada Santista, à exceção das três estrelas em cima e da bolinha no meio.


História


O torneio nasceu com a proposta de se fazer uma competição regional com maior visibilidade, como a Copa do Nordeste para os clubes da Região Norte. Assim, o nome “Copa Verde” é alusivo à Floresta Amazônica. Logo, a competição foi ampliada para os times do Centro-Oeste e Espírito Santo, que antes disputava a Copa Centro-Oeste.


Polêmica


Mesmo com a final tendo sido disputada em abril de 2014 – oportunidade em que o Brasília derrotou o Paysandu nos pênaltis e levou o caneco, o campeão só foi sacramentado em agosto. O Papão levou à Justiça uma série de irregularidades do rival – quatro jogadores do time candango não estariam no BID da CBF.


Assim, a equipe alvi-celeste ‘roubou’ o troféu e a vaga à Sul-americana. O Brasília, no entanto, conseguiu um efeito suspensivo na Justiça e acabou ficando com o título em definitivo.

Em 2014, Brasília ficou com o título da Copa Verde, o que deu uma vaga na Copa Sul-americana de 2015
Em 2014, Brasília ficou com o título da Copa Verde, o que deu uma vaga na Copa Sul-americana de 2015 - Credito: Divulgação
Favoritos


Brasília
Atual campeão da Copa Verde, o Brasília entra na disputa para mostrar que não venceu à toa a edição de 2014. E poderá ter um reforço milionário nos próximos dias. O clube deverá ser vendido um grupo de emprésários internacionais. Assim, o elenco seria reforçado para a disputa da Copa Sul-americana – a vaga foi conquistada com a vitória da Copa Verde em 2014.


"A ideia é que o elenco ganhe corpo. Sabemos das nossas necessidades e queremos revitalizá-lo", disse o presidente Luis Carlos Alcoforado à Gazeta Esportiva.Net


Paysandu
Vice-campeão da Série C do Campeonato Brasileiro, o Paysandu entra na disputa da Copa Verde com o principal postulante ao título. Reformulado, o elenco busca apagar a má impressão que deixou após perder para o Brasília nos pênaltis na última edição da competição. O técnico Sidney Moraes, no entanto, sabe que terá de preocupar-se com outras competições ao longo da temporada.

Héverton, bem como o restante do elenco do Paysandu, sabe que a torcida da equipe pode fazer a diferença
Héverton, bem como o restante do elenco do Paysandu, sabe que a torcida da equipe pode fazer a diferença - Credito: Divulgação
Luverdense
A surpreendente equipe de Lucas do Rio Verde fez uma excelente campanha na Série B do Campeonato Brasileiro, assegurando a permanência na segunda divisão um ano depois de chegar da Série C. Com um elenco estruturado e a confiança da torcida, a equipe promete incomodar na disputa de 2015.


Remo
O Remo entra na disputa da Copa Verde com apenas uma aposta: o atacante Flávio Caça-Rato, destaque no Santa Cruz. Com ele, a diretoria espera ter sucesso na competição. O Rio Branco, primeiro adversário da equipe, já sabe: “Ele tem qualidade, é oportunista e rápido. Merece uma atenção especial”, palavras do volante Paulinho Pitubull, provável marcador de Caça-Rato.


Forma de disputa


A Copa Verde tem o mesmo formato da Copa do Brasil. Ao todo, são 16 clubes disputando partidas de ida e volta, em mata-mata, utilizando oito datas do calendário oficial do futebol brasileiro entre fevereiro e abril.

Com a contratação do badalado atacante Flávio Caça-Rato, o Remo acredita em uma boa temporada
Com a contratação do badalado atacante Flávio Caça-Rato, o Remo acredita em uma boa temporada - Credito: Divulgação
Os jogos programados para a primeira rodada são deste domingo:


17h00 Cene x Cuiabá (Estádio Olho do Furacão)
17h00 Independente-PA x Brasília (Navegantão)
17h00 Tocantinópolis x Luverdense (Ribeirão-TO)
18h00 Santos-AP x Paysandu (Zerão)
19h00 Vilhena x Nacional-AM (Portal da Amazônia)
19h00 Remo x Rio Branco-AC (Mangueirão)
19h00 Estrela do Norte x Luziânia (Sumaré)
19h30 São Raimundo-RR x Princesa do Solimões (Riberião-RR)


*Especial para a GE.Net

Conteúdo Patrocinado