Os cinco maiores clubes da Inglaterra se reuniram com o milionário Stephen Ross para discutirem a viabilidade de uma Superliga Europeia. A ideia é criar uma competição com as grandes equipes do velho continente em formato de pontos corridos, que duraria toda a temporada, como um campeonato nacional.
Segundo o jornal The Sun, Manchester United, Arsenal, Liverpool, Chelsea e Manchester City teriam discutido o projeto. Caso a realização do campeonato se concretize, a Liga dos Campeões poderia ter uma grande concorrente na briga pelo posto do maior torneio de clubes do planeta. Ainda de acordo com a publicação, clubes que não conseguiram a qualificação para a Champions deste ano como Liverpool e Milan teriam lugar cativo no torneio.
Outra justificativa para a implementação de um novo torneio no calendário europeu é a falta de competitividade em países como Alemanha, França e Espanha, onde há um monopólio de poucos clubes que brigam pelas primeiras posições. Bayern de Munique, Barcelona e Paris Saint-Germain vencem os seus respectivos campeonatos nacionais há pelo menos dois anos.
Stephen Ross vê o projeto com bons olhos. Proprietário do Miami Dolphins, time de futebol americano, ele também é o responsável por promover alguns torneios entre grandes clubes europeus na época de pré-temporada na Ásia e nos Estados Unidos.
Um dos grandes trunfos do magnata são as cotas. Diferentemente da Liga dos Campeões onde apenas os clubes classificados recebem grandes quantias da Uefa, na Superliga todos os participantes teriam renda garantida independentemente do rendimento dentro do gramado.