Chile e Argentina reeditam final da Copa América nas Eliminatórias

Imagem ilustrativa para a matéria
Ex-comandante crê que Messi ainda fica abaixo de Pelé e Maradona (Foto: AFP)
Chile e Argentina se reencontram pelas Eliminatórias (Foto: Divulgação/ Copa América)

Chile e Argentina se reencontram pelas Eliminatórias (Foto: Divulgação/ Copa América)

Chile e Argentina se reencontram nesta quinta-feira, às 20h30 (de Brasília), no Estádio Nacional, em Santiago, capital do Chile, em duelo válido pela quinta rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo da Rússia de 2018. Os dois times decidiram a Copa América do ano passado, e, jogando em casa, os chilenos ficaram com o caneco após vencerem, nos pênaltis, um jogo que terminou empatado sem gols.

De lá para cá as coisas mudaram. A Argentina segue dirigida por Gerardo Martino, mas está longe de empolgar. Os atuais vice-campeões mundiais e sul-americanos aparecem apenas na sexta posição das Eliminatórias, com cinco pontos, fora da zona de classificação. Já o Chile, com sete pontos, está no quinto lugar, se classificando apenas para a repescagem. Porém, ninguém sabe como será o impacto da saída de Jorge Sampaoli. O treinador que revolucionou a maneira de jogar da seleção chilena se desentendeu com dirigentes locais, após vazamento de informações sobre o seu contrato.

Juan Antonio Pizzi foi quem assumiu o comando dos atuais campeões sul-americanos e vai fazer sua estreia justamente contra os argentinos. Ele sabe o que representa a conquista de uma vitória.

“Em termos de classificação, uma vitória é um resultado maravilhoso, pois vamos abrir vantagem em relação à própria Argentina. Portanto, espero que o torcedor chileno esteja conosco neste projeto de irmos até o Mundial”, disse Pizzi.

Gerardo Martino, por sua vez, começa a ter o cargo ameaçado, mas se mostra tranquilo e focado apenas no jogo.

”O Chile é um rival de ponta, talentoso e que sabe tocar bem a bola. Temos um estilo parecido, de certa forma, o que torna o jogo desta quinta-feira muito equilibrado. Espero que possamos estar em uma noite inspirada”, avaliou Martino.

A equipe mandante tem desfalques importantes para essa partida. Os meias Arturo Vidal, Jorge Valdivia e o atacante Eduardo Vargas ficam de fora por suspensão. Assim, Matías Fernández e Jean Beausejour ficam responsáveis pela criação de jogadas. No ataque, Mauricio Pinilla e Fabián Orellana disputam para ver quem será o companheiro de Alexis Sánchez.

Pelo lado argentino, as baixas ficam por conta do meia Javier Pastore, vetado com lesão na perna direita, e do atacante Paulo Dybala, que ainda não está totalmente recuperado de lesão e foi poupado por Tata Martino, que preferiu não arriscar. Desta forma, quem assume o papel da criação é Éver Banega. Para o setor ofensivo, o treinador tem uma dúvida de ordem técnica, com Sergio Agüero e Gonzalo Higuaín disputando posição.

Pelo regulamento, somente os quatro primeiros colocados, depois da realização de todos jogos, garantem vaga direta no Mundial. Quem assume a quinta posição disputa a repescagem contra um representante do continente asiático.

FICHA TÉCNICA
CHILE X ARGENTINA

Local: Estádio Nacional, em Santiago (Chile)
Data: 24 de março de 2016 (Quinta-feira)
Horário: 20h30(de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Brasil)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (Brasil) e Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (Brasil)

CHILE: Claudio Bravo, Mauricio Isla, Gary Medel, Gonzalo Jara e Eugenio Mena; Marcelo Díaz, Francisco Silva, Matías Fernández e Jean Beausejour; Alexis Sánchez e Mauricio Pinilla (Fabián Orellana)
Técnico: Juan Antonio Pizzi

ARGENTINA: Sergio Romero, Pablo Zabaleta, Nicolás Otamendi, Ramiro Funes Mori e Marcos Rojo; Lucas Biglia, Matías Kranevitter, Éver Banega, Ángel Di María e Lionel Messi; Sergio Agüero (Gonzalo Higuaín)
Técnico: Gerardo Martino

Conteúdo Patrocinado