A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, apresenta o festival “Bateria Nota 10 Da Várzea”, projeto do Edital de Festivais viabilizado pela Política Nacional Aldir Blanc. O evento é aberto ao público e acontece neste domingo, das 10h às 14h (de Brasília), no Centro Cultural Tendal da Lapa.
A disputa reúne 12 baterias comandadas por torcedores de futebol amador, que apresentam seu trabalho e disputam troféus que variam de acordo com a categoria. As apresentações serão avaliadas por uma equipe de jurados com experiência em música e cultura popular e, ao final do concurso, serão premiadas as três baterias mais bem colocadas.
O projeto foi criado com o objetivo de valorizar não apenas as baterias, mas também a cultura e diversas formas de expressão artísticas que giram em torno do futebol de várzea, promovendo o protagonismo periférico por meio da cultura e do esporte.
Os grupos foram selecionados por região, sendo as equipes participantes: Bateria Pegada do Tigre, Batucada do Morro ADC Milianos, Torcida e Bateria Tanque de Guerra, Torcida Nação Azul, Fúria Azul do Bixiga, Torcida Terror da Norte, Torcida Bonde Louco, Bonde da Ferradura, Quadrilha Fumaça Azul, Bateria 100% Veneno do Jardim Elba, Torcida Fanáticos e Os Cornetas.
Além das apresentações das baterias de várzea, o sábado terá ainda o comando musical de Pinha Presidente, ex-integrante do Exaltasamba, Marcelinho Freitas, ex-integrante do Sem Compromisso, e DJ F. Silva.