CBF divulga calendário de 2020 respeitando Data Fifa, mas sem pausa na Copa América - Gazeta Esportiva
CBF divulga calendário de 2020 respeitando Data Fifa, mas sem pausa na Copa América

CBF divulga calendário de 2020 respeitando Data Fifa, mas sem pausa na Copa América

Gazeta Esportiva

Por Redação

03/10/2019 às 17:17 • Atualizado: 04/10/2019 às 12:58

São Paulo, SP

A CBF divulgou na tarde desta quinta-feira o calendário para a temporada 2020 do futebol brasileiro. O cronograma conta com duas grandes novidades: não haverá jogo durante as Datas Fifa, com exceção da Copa América, e uma nova competição será criada, a Supercopa do Brasil.

Conforme sinalizado pela Confederação nos últimos meses, os campeonatos do país serão interrompidos durante o período de amistosos e jogos oficiais de seleções nacionais, as Datas Fifa. Com isso, os times que tiverem jogadores convocados pela Seleção Brasileira ou de outro país, teoricamente não serão prejudicados com desfalques.

(Foto: Divulgação/CBF)


A única exceção para a nova prática é a Copa América, que será disputada na Colômbia e Argentina entre os dias 12 de junho e 12 de julho do ano que vem. Os campeonatos não serão interrompidos neste período e os atletas eventualmente convocados ficarão até um mês longe de seus clubes.

Apesar da nova regulamentação, não é garantia que as equipes ficarão livre de desfalques além da Copa América. Existem jogos de Data Fifa marcados para terça-feira e jogos de Estaduais e Campeonato Brasileiro marcados para a quarta-feira seguinte.

A outra principal novidade é a criação da Supercopa do Brasil, torneio que colocará frente a frente o campeão do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. Este tipo de troféu é comum na Europa e está marcada para a última data da pré-temporada, antes do inicio dos Estaduais.

O jogo entre Athletico-PR, que recentemente faturou a Copa do Brasil, e o próximo campeão brasileiro já tem data marcada: domingo, 19 de janeiro. A competição será disputada em partida única e campo neutro, mas o local ainda não é conhecido.

A temporada terá início no dia 19 de janeiro e término no dia 6 de dezembro. Os calendários do futebol feminino e das categorias de base serão divulgados no final de outubro.

Confira as datas do calendário de 2020 do futebol brasileiro:


Início da pré-temporada - 8 de janeiro

Supercopa do Brasil - 19 de janeiro (jogo único)

Início dos Estaduais - 22 de janeiro

Início da Copa do Brasil - 5 de fevereiro

Início da Pré-Libertadores - 5 de fevereiro

Final dos Estaduais - Até 26 de abril

Início do Campeonato Brasileiro - 2 de maio

Final da Copa do Brasil - 10 e 16 de setembro

Final da Sul-Americana - 7 de novembro

Final da Libertadores - 21 de novembro

Término do Campeonato Brasileiro - 6 de dezembro

Conteúdo Patrocinado