Campeões de 77 pelo Timão comemoram os 38 anos do título paulista - Gazeta Esportiva
Campeões de 77 pelo Timão comemoram os 38 anos do título paulista

Campeões de 77 pelo Timão comemoram os 38 anos do título paulista

Gazeta Esportiva

Por Marcela Attie, especial para a GE.net

13/10/2015 às 18:33 • Atualizado: 13/10/2015 às 18:52

São Paulo, SP

O Corinthians comemorou, nesta terça-feira, os 38 anos do título paulista de 1977, um dos mais importantes da história do Timão, ao encerrar o jejum de mais de duas décadas sem conquistas. Para celebrar a data, alguns dos ex-jogadores do grupo alvinegro na época se reuniram no memorial do clube e receberam o carinho dos torcedores no Parque São Jorge.

Autor do gol do título, Basílio marcou presença no evento. Ele garantiu o troféu e o fim da seca de 23 anos ao balançar as redes aos 37 minutos do segundo tempo da terceira partida decisiva contra a Ponte Preta, no Morumbi – no primeiro jogo, o Timão venceu por 1 a 0 e, no segundo, foi derrotado por 2 a 1.

“É mais um ano gratificante. Acho que não tem dinheiro no mundo que pague esse carinho. Quando ligo meu celular pela manhã, já tenho mensagens, pessoas ligando. Quero agradecer aos torcedores pelo cumprimento e ao Corinthians por proporcionar esse momento a todos nós”, afirmou Basílio, já com 66 anos.

“Esse título representa tudo para mim. Primeiro, por ter sido dentro do Corinthians. Não sabíamos que teria essa dimensão, é um dos mais valorizados pelo torcedor, mas isso tem um porquê. De lá para cá, tudo se transformou, o Corinthians começou a ganhar muitos títulos e uma valorização enorme. Passamos por momentos difíceis, ficamos praticamente 23 anos sendo cobrados, pressionados, mas tivemos estrutura e superação que nos fizeram alcançar o título”, completou o ex-jogador.

O ídolo corintiano ainda comentou sobre sua relação com os torcedores. “Recebo um tratamento maravilhoso. Aonde quer que eu vá, tiro fotos, dou autógrafos. O mais engraçado é quando encontro os torcedores das outras equipes que falam que eu poderia ter errado aquele gol. Aí digo que, se tivesse errado, ele não estaria conversando comigo. Tenho certeza que, após 38 anos, receber esse carinho de todos é muito bom e agradeço por proporcionarem esse momento gratificante”, disse.



Basílio também avaliou o atual momento do Timão. “O Corinthians foi campeão da Libertadores e do Mundial, tem um grande time, uma diretoria que sabe administrar e um treinador fantástico, que dá segurança. Os jogadores estão dando a resposta, estão se doando em campo para superar a saída de alguns atletas, mas o principal não é só o comando do Tite, mas ele fazer com que a equipe jogue no coletivo, o que supera qualquer barreira, como vem sendo mostrado mundialmente”, concluiu.

O lateral direito Zé Maria, também com 66 anos, se encontrou com os ex-companheiros no Parque São Jorge, na tarde desta terça-feira. “É gratificante não só poder ver os amigos, mas voltar aos braços da torcida. É sinal de que plantamos algo positivo, e a gratidão é eterna por essa homenagem que recebemos novamente”, declarou.

“A torcida sempre se lembra de 77, foi uma conquista marcante. Às vezes, encontramos torcedores que não tinham nascido na época, e os pais passam para eles. É algo que jamais vamos esquecer”, acrescentou o ex-lateral. “Sinto um pouco de saudades de atuar, mas sei que a minha fase já passou. Esses momentos são especiais porque voltamos no tempo e relembramos coisas que fizemos”, celebrou o ídolo corintiano.

Conteúdo Patrocinado