Brasil de Pelotas vence Goiás e deixa zona de rebaixamento da Série B - Gazeta Esportiva
Brasil de Pelotas vence Goiás e deixa zona de rebaixamento da Série B

Brasil de Pelotas vence Goiás e deixa zona de rebaixamento da Série B

Gazeta Esportiva

Por Redação

04/08/2018 às 18:34 • Atualizado: 04/08/2018 às 18:40

São Paulo, SP

O primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro terminou com o Brasil de Pelotas fora da zona de rebaixamento. Neste sábado, atuando junto a sua torcida no Estádio Bento de Freitas, o Xavante conseguiu superar o primeiro tempo ruim, a pressão excessiva sofrida no início da segunda etapa e saiu de campo com os três pontos ao vencer o Goiás por 1 a 0.

Com o resultado positivo, o time gaúcho subiu para a 15ª posição, mas pode perdê-la caso o Criciúma vença o Sampaio Corrêa. Mesmo assim, se esse resultado se confirmar, o Brasil termina fora da zona de rebaixamento para a Série C. Já o Goiás teve sua reação contida e fecha o turno com 27 pontos.

Mesmo atuando longe de seus domínios, foi o Goiás quem tomou a iniciativa do jogo e dominou as ações ofensivas do primeiro tempo. Com ótima chance logo no primeiro lance, o time comandado por Ney Franco começou pressionando o Brasil de Pelotas e chegou até acertar a trave aos 24 minutos. A única chance perigosa do time da casa veio aos 13 minutos, quando Lourency emendou um voleio que Marcos defendeu.

Na segunda etapa, o Goiás também começou pressionando e criando as melhores chances, mas o Brasil superou um novo início ruim e chegou ao seu gol aos 39 minutos, com Rafael Dumas, que aproveitou o escanteio para dar números finais ao jogo.

Brasil de Pelotas superou o início ruim e venceu o Goiás (Foto: Jonathan Silva / GEB)


O JOGO

Mesmo atuando fora de casa, o Goiás tomou a iniciativa da partida e deu indícios disso logo no primeiro lance. Com menos de um minuto, Giovanni arriscou de fora da área e criou muito perigo para Marcelo Pitol, que fez grande defesa para evitar o gol.

Atuando com três zagueiros, o time comandado por Ney Franco tinha os jogadores de lado de campo atuando de forma avançada e pressionando a saída de bola do Brasil de Pelotas, que encontrava muitas dificuldades para criar jogadas ofensivas e abusava das ligações diretas. Além das defesas, Pitol aparecia de forma efetiva para tentar dar início aos lances.

A primeira chegada do time da casa aconteceu aos 13 minutos e em um lindo lance coletivo do Brasil. Após bola sobrada na lateral da área, Luiz Eduardo cruzou de bicicleta para o miolo e Lourency, sem marcação, dominou e emendou um voleio,mas a bola saiu fraca e Marcos fez a defesa sem grandes dificuldades.

Alternando momentos de pressão e de marcação mais baixa, o Goiás tinha o domínio do jogo e criava as melhores chances. Aos 18, em bela trama coletiva, Michael tocou para Renato Cajá, que devolveu por cima da defesa, dentro da área, para o camisa 11. Pitol, porém, saiu bem da meta e evitou a conclusão. Em seguida, aos 24, foi a vez de Ernandes acertar a trave. Após cruzamento pela direta, Lucão desviou e o meia carimbou o poste.

SEGUNDO TEMPO

A pressão do primeiro tempo foi repetida no início do segundo pelo Goiás, que encontrou um Brasil de Pelotas também mais ofensivo, diferentemente do que havia acontecido. A primeira chance, porém, foi novamente do time visitante, com Ernandes, que aproveitou a dividida, mas tocou fraco para defesa de Pitol. A resposta dos mandantes veio no minuto seguinte, com Valdemir, que bateu firme para defesa de Marcos.

Aos poucos, o Brasil de Pelotas tomou para si o protagonismo do jogo, também pela falta de efetividade que o Goiás passou a ter ao longo dos minutos depois de uma pressão inicial tão intensa quanto a da primeira etapa. Em boa chance, aos 20, Leandro Leite tocou rente à trave. Em seguida, Lourency recebeu de Luiz Eduardo e Marcos fez grande defesa.

Quando o jogo tomou o caráter mais franco, com as duas equipes abdicando da defesa para buscar o gol, a rede balançou pela primeira vez e única na tarde deste sábado. Aos 39 minutos, Rafael Dumas se desvencilhou da marcação e aproveitou a cobrança de escanteio de Pereira para fazer o primeiro tento do Brasil de Pelotas e dar números finais ao jogo.

FICHA TÉCNICA
BRASIL DE PELOTAS 1 x 0 GOIÁS

Local: Estádio Bento Freitas, em Porto Alegre (RS)
Data: 04 de agosto de 2018, sábado
Horário: 16h30 (Brasília)
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araujo (SP)
Assistentes: Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP) e Alberto Poletto Masseira (SP)
Público total: 4.194 pessoas
Público pagante: 3.597 pessoas
Renda: R$ 58.860,00

Cartões amarelos: Luiz Eduardo (Brasil de Pelotas) e Lucão (Goiás)
Cartão Vermelho: Gilberto (Goiás)

GOL: Rafael Dumas, aos 39 minutos do segundo tempo

BRASIL DE PELOTAS: Marcelo Pitol; Éder Sciola, Leandro Camilo, Rafael Dumas e Tiago Cametá; Leandro Leite, Itaqui, Pereira (Gilson) e Valdemir (Maicon Assis); Lourency (Kaio) e Luiz Eduardo
Técnico: Gilmar Dal Pozzo

GOIÁS: Marcos; David Duarte, Edcarlos (Maranhão) e Victor Ramos; Alex Silva (Caíque Sá), Gilberto, Giovanni (Felipe Gedoz), Renato Cajá e Ernandes; Michael e Lucão
Técnico: Ney Franco

Conteúdo Patrocinado