Blatter pede "trabalho duro" após saída de Valcke - Gazeta Esportiva
Blatter pede "trabalho duro" após saída de Valcke

Blatter pede "trabalho duro" após saída de Valcke

Gazeta Esportiva

Por Redação

19/09/2015 às 09:52 • Atualizado: 19/09/2015 às 09:59

São Paulo, SP

Blatter tinha Valcke como "braço direito" na Fifa. Secretário foi afastado após denúncias de corrupção (Foto: Michael Buholzer/AFP)
Blatter tinha Valcke como "braço direito" na Fifa. Secretário foi afastado após denúncias de corrupção (Foto: Michael Buholzer/AFP)


Presidente da Fifa, Joseph Blatter enviou uma mensagem para 209 federações afiliadas à entidade na última sexta-feira pedindo que todos continuem “trabalhando duro” mesmo em meio à crise vivida pela instituição. O comunicado foi escrito um dia após o afastamento do secretário-geral Jérôme Valcke, que estaria envolvido em um esquema de superfaturamento dos ingressos da Copa do Mundo de 2014.

A agência Reuters publicou um trecho do recado de Blatter às afiliadas, no qual o presidente agradece aos integrantes pela confiança depositada em sua figura. "Eu continuo confiante de que nós também seremos capazes de sair dessa situação difícil juntos, e obrigado por sua confiança", afirmou.

Braço direito de Blatter desde quando assumiu o cargo em 2007, Valcke foi afastado de suas funções após vir a público uma denúncia feita por Benny Alon, empresário que atua em vendas de ingressos em Mundiais. A empresa de Alon, JB Marketing, apontou não ter recebido 8300 ingressos que seriam seus para comercialização.

O desvio de verba na venda de entradas para a Copa não foi a única acusação recebida por Valcke. O secretário também estaria envolvido em pagamento de propinas dentro da Fifa, fato publicado em junho pelo jornal The New York Times, que destacou a investigação feita pelo FBI sobre esquemas de corrupção na entidade.

“Tenham certeza de que a Fifa permanece confiante na sua capacidade de se recuperar da atual situação difícil para restaurar sua reputação para o bem do jogo. Peço a todos vocês que continuem trabalhando duro para desenvolver, promover e celebrar o jogo que nós amamos”, escreveu Blatter, em trecho publicado pela Associated Press.

Mesmo depois de vencer Ali Bin Al-Hussein e ser reeleito presidente da Fifa, Joseph Blatter renunciou ao cargo, o qual ocupará até novas eleições, convocadas para fevereiro do ano que vem. O dirigente ocupa o posto desde 1998.

Conteúdo Patrocinado