Berço de craques do futebol mundial: Conheça o Torneio de Toulon - Gazeta Esportiva
Berço de craques do futebol mundial: Conheça o Torneio de Toulon

Berço de craques do futebol mundial: Conheça o Torneio de Toulon

Gazeta Esportiva

Por Redação

31/05/2019 às 20:00

São Paulo, SP

Neste domingo, a Seleção Brasileira Sub-23, comandada por André Jardine e composta por nomes como Antony, Pedro, Pedrinho e Mateus Vital, estreia no Torneio de Toulon, que acontece entre os dias 1º e 15 de junho na França. Mas o que é realmente o torneio, que desfalcou clubes brasileiros em jogos decisivos, quem disputa a competição e quais atletas já entraram em campo?

Com sede fixa na cidade de Toulon, o Torneio é disputado anualmente desde 1974, com a participação mediante convite da organização. Na edição deste ano, no entanto, a 47ª da história, a competição não receberá mais o nome do município francês, sendo nomeado Torneio Maurice Revello, e realizado na região de Provence, com as partidas distribuídas em seis cidades.

Anfitriã do campeonato, a seleção da França é a maior campeã, com 12 títulos. Na sequência, aparecem o Brasil, com oito conquistas, Inglaterra, com sete, Portugal e Colômbia, que já venceram em três oportunidades cada.

Apesar da estreia da Seleção Brasileira neste domingo, a abertura da competição será no sábado, com duas partidas do Grupo A. Às 10h05 (de Brasília), a Inglaterra enfrenta o Japão. Depois, às 12h10 (de Brasília), Portugal mede forças com o Chile.



Formato de disputa


Em 2019, 12 seleções foram convidadas para a disputa da competição. São quatro representantes da Federação Asiática de Futebol (Bahrein, China, Japão e Catar), dois da CONCACAF (Guatemala e México), dois da Conmebol (Brasil e Chile) e quatro da Uefa (Inglaterra, França, Portugal e Irlanda).

Separadas em três grupos de quatro componentes, as equipes se enfrentam dentro da chave na fase de classificação. Os primeiros colocados de cada grupo avançam à fase semifinal, junto com o melhor segundo colocado. A partir de então, serão jogos únicos até a definição do campeão. O Grupo A tem Chile, Inglaterra, Japão e Portugal, o Grupo B conta com Brasil, França, Guatemala e Catar, e o Grupo C é composto por Bahrein, México, China e Irlanda.

Cristiano Ronaldo e Zidane já disputaram o Torneio de Toulon (Foto: AFP)

Berço de craques


Ao longo de suas 46 edições, o Torneio Maurice Revello, antigo Torneio de Toulon, viu grandes jogadores do futebol mundial desfilarem seu talento. Nomes como Cristiano Ronaldo, Hristo Stoichkov, ex-atacante búlgaro, e Zinedine Zidane, todos vencedores da Bola de Ouro, já estiveram em Toulon servindo as seleções de Portugal, Bulgária e França, respectivamente.

No caso da Seleção Brasileira, o número de atletas que atuaram no Torneio de Toulon e tiveram destaque tanto no torneio quanto no restante da carreira é extenso. Taffarel, Cafu, Leonardo, Roberto Carlos, Jorginho, Mazinho, Dunga e Kaká, campeões do mundo com a Amarelinha, foram chamados para a competição, além de Cesar Sampaio e Juninho Pernambucano. Dos convocados por Tite para a Copa América, Daniel Alves e Alisson disputaram.

Na atual edição, o Brasil comandado por André Jardine, ex-técnico do São Paulo, conta com nomes de impacto no cenário nacional. Antony, do São Paulo, Pedrinho e Mateus Vital, do Corinthians, Pedro, do Fluminense, e Matheus Henrique, do Grêmio, são alguns deles. Lucão (Vasco da Gama), Ivan (Ponte Preta), Murilo (Cruzeiro), Guga (Atlético Mineiro), Iago (Internacional) e Renan Lodi (Athletico) são os outros convocados do futebol brasileiro.

Conteúdo Patrocinado