Bayern de Munique goleia o Freiburg no adeus de Lahm e Xabi Alonso

São Paulo , SP
20/05/2017 12:42:09 — 20/05/2017 12:48:26

Em: Bayern, Futebol, Futebol Alemão, Futebol Internacional
Lahm e Xabi Alonso foram homenageados na Allianz Arena antes, durante e depois da partida (foto: Guenter Schiffmann/AFP)

O lateral alemão Philipp Lahm e o volante espanhol Xabi Alonso venceram o último jogo de suas carreiras. Neste sábado, os dois veteranos se despediram do futebol com um triunfo por 4 a 1 do Bayern de Munique, que já havia assegurado o título do Campeonato Alemão, sobre o Freiburg, em casa, pela rodada derradeira da competição.

O resultado positivo fez o Bayern de Munique encerrar a sua campanha com 82 pontos ganhos, sendo 25 vitórias, sete empates e somente duas derrotas, bem à frente dos rivais. As outras duas vagas diretas da Alemanha na fase de grupos da Liga dos Campeões ficaram com RB Leipzig (67 pontos) e Borussia Dortmund (64), enquanto o Hoffenheim (62) precisará disputar a etapa eliminatória do torneio continental.

Já o Freiburg, com os seus 48 pontos, viu frustrada a sua expectativa de alcançar a Liga Europa. A última vítima do Bayern de Munique na temporada acabou superada na tabela de classificação por Colônia e Hertha Berlim, ambos com 49. Mais embaixo, os rebaixados foram Wolfsburg (37 pontos), Ingolstadt 04 (32) e o lanterna Darmstadt 98 (25).

Sem qualquer preocupação com a tabela, o campeão Bayern de Munique aproveitou o seu compromisso final no campeonato para fazer festa. Além de homenagear Lahm e Alonso antes da partida contra o Freiburg, o clube celebrou também alguns dos seus ex-jogadores – entre eles, os brasileiros Jorginho, Élber e Paulo Sérgio.

Quando a bola rolou, houve motivo para ainda mais alegria nas arquibancadas da Allianz Arena. Logo aos três minutos, o holandês Arjen Robben marcou um gol ao seu estilo: dominou a bola na ponta direita, puxou para a perna esquerda e soltou o pé. Um desvio no meio do caminho matou o goleiro Alexander Schwolow.

O holandês Arjen Robben foi o grande destaque da goleada do campeão alemão sobre o Freibug (foto: Guenter Schiffmann/AFP)

Mesmo com a lesão de Jérôme Boateng quase em seguida – acabou substituído por Joshua Kimmich –, o Bayern de Munique seguiu melhor no jogo. Foram diversas as chances de gol desperdiçadas até o intervalo, quando a cantora norte-americana Anastascia entrou em cena no gramado.

Com o reinício do segundo tempo atrasado por causa da apresentação musical, o Bayern de Munique também demorou um pouco para ser novamente envolvente no ataque. Precisando de um bom resultado para ir à Liga Europa, o Freiburg se lançou à frente e fez a defesa da casa começar a trabalhar.

A partir dos 20 minutos, contudo, o Bayern se reencontrou. Thomas Müller teve um gol anulado aos 21, por impedimento de Lahm, e Robben acertou o travessão aos 23. Aos 28, foi inevitável. O chileno Arturo Vidal recebeu a bola do atacante holandês na entrada da área e concluiu colocado para ampliar o marcador.

Pouco mais tarde, o Freibug conseguiu descontar. Nils Petersen foi bem acionado pelo italiano Vincenzo Grifo e finalizou de primeira para vazar o goleiro Tom Starke, renovando as esperanças do time visitante.

O Bayern de Munique tratou de esfriar os ânimos do seu adversário. Primeiro, ovacionou novamente Xabi Alonso e Lahm, substituídos pelo técnico italiano Carlo Ancelotti pelo francês Franck Ribéry e pelo brasileiro Rafinha. Depois, transformou a vitória parcial em goleada.

Aos 45 minutos, em contra-ataque rápido, Robben devolveu para Ribéry completar de carrinho para dentro – a bola ainda tocou na trave antes de entrar. Nos acréscimos, Kimmich tirou proveito de uma cabeçada do companheiro polonês Robert Lewandowski para anotar o último gol do Campeonato Alemão.

Borussia Dortmund venceu um jogo emocionante e obteve vaga direta na Liga dos Campeões (foto: Sascha Schuermann/AFP)

Confira todos os resultados da rodada final do Campeonato Alemão:

Borussia Dortmund 4 x 3 Weder Bremen
Borussia Monchengladbach 2 x 2 Darmstadt 98
Eintracht Frankfurt 2 x 2 RB Leipzig
Colônia 2 x 0 Mainz 05
Hamburgo 2 x 1 Wolsgburg
Hertha Berlim 2 x 6 Bayer Leverkusen
Hoffenheim 0 x 0 Augsburg
Ingolstadt 04 1 x 1 Schalke 04
Bayern de Munique 4 x 1 Freiburg