Bartomeu fala em perseguição política no caso Neymar: "Não é normal" - Gazeta Esportiva
Bartomeu fala em perseguição política no caso Neymar: "Não é normal"

Bartomeu fala em perseguição política no caso Neymar: "Não é normal"

Gazeta Esportiva

Por GazetaEsportiva.net

04/02/2015 às 12:15

São Paulo, SP


O presidente do Barcelona, Josep María Bartomeu, tem se movimentado para desmentir as acusações contra o clube de ter praticado crimes fiscais na contratação de Neymar, em 2013, e em fraudes cometidas pelo próprio dirigente no ano de 2014. Além de ter divulgado uma nota de repúdio no site oficial do Barça, Bartomeu alegou estar sofrendo de perseguição política e esportiva.


“Neymar tinha duas ofertas, uma do Real Madrid e outra do Barça. Neymar jogava bem há um ano atrás e começaram as reclamações. Alguém não deve ter gostado disso. Agora voltou a jogar bem e há outra ação judicial. Há um ano cedemos o Camp Nou para o Concerto da Liberdade (concerto pela independência da Catalunha), jogamos com a bandeira catalã... não devem ter gostado nada disso. Veio a fatura política e esportiva, mas vamos trabalhar para chegar ao fim de tudo isso. Minha obrigação é responder a tudo isso. Estamos pagando por um preço política”, afirmou em entrevista ao canal 8tv, da Espanha.


Bartomeu também responde por fraude fiscal de 2,8 milhões de euros em 2014.(Foto: LLUIS GENE)
Bartomeu também responde por fraude fiscal de 2,8 milhões de euros em 2014.(Foto: LLUIS GENE) - Credito: AFP


Além da perseguição política contra a independência da Catalunha, o presidente também ressaltou o fato do Barcelona ter vencido o Real Madrid na disputa pela contratação de Neymar. “Eu disse ao pai de Neymar que o Real estava atrás dele e que quando veio para o Barça, eles não gostaram. Cada vez que joga bem eles nos acusam. É a grande questão. Contratamos o Neymar e isso desencadeou ações de alguém que não queria que ele viesse para o Barcelona”, disse Bartomeu.


Leia mais: Barcelona responde na Justiça por crimes na contratação de Neymar


Questionado sobre os números, que, segundo o fisco espanhol, são contraditórios, o presidente manteve o mesmo discurso apresentado desde que as acusações tiveram início.


“Dizemos que há contratos trabalhistas com o pai de Neymar. Mantenho que custou 57 milhões de euros. No documento apresentado pelo Tesouro eles mencionam outras quantidades, mas o importante é que há outras equipes poderosas que não gostaram da contratação. É a primeira vez que se acusa uma entidade jurídica em um estado, como a Espanha, que tem tantos problemas de corrupção, e isto ser por conta de uma questão esportiva nos leva a pensar que há outras coisas envolvidas. Da mesma forma, é curioso ver que quando o Barcelona ganha o Tesouro se move em menos de 24 horas. Não é normal. Há muito anos não vejo nada igual”, declarou.


Neymar chegou ao Barcelona em junho de 2013 (Foto: DANI POZO)
Neymar chegou ao Barcelona em junho de 2013 (Foto: DANI POZO) - Credito: AFP


Apoio da Federação- Nesta quarta-feira, Javier Tebas, presidente da Liga Nacional de Futebol Profissional da Espanha, disse ter encontrou falhas no documento que acusa o presidente do Barcelona de fraude fiscal.


“Li a ata referente à acusação ao Bartomeu e vi que tem falhas jurídicas. O documento fala sobre os impostos de 2014, mas isso pode ser justificado até 31 de janeiro de 2015. Não é normal que em quatro dias eles seja acusado”, declarou Tebas.


“É um tema economicamente discutível e acredito que Bartomeu pode ter razão. Estou falando de seu caso específico, e não de Rosell (ex-presidente do clube). Falo como jurista e acredito que o Barcelona pode ter sua razão, mas no mundo penal às vezes aparecem novas provas e, por isso, nunca se sabe”, concluiu.

Conteúdo Patrocinado