Amoroso aprova Ricardo Gomes e crê em volta por cima de Michel Bastos - Gazeta Esportiva
Amoroso aprova Ricardo Gomes e crê em volta por cima de Michel Bastos

Amoroso aprova Ricardo Gomes e crê em volta por cima de Michel Bastos

Gazeta Esportiva

Por Marcelo Baseggio*

15/09/2016 às 16:00

São Paulo, SP

Campeão mundical com o São Paulo em 2005, Amoroso comentou sobre o mau momento da equipe neste ano (Foto: Marcelo Ferrelli/Gazeta Press)
Campeão mundical com o São Paulo em 2005, Amoroso comentou sobre o mau momento da equipe neste ano (Foto: Marcelo Ferrelli/Gazeta Press)


Amoroso teve uma curta passagem pelo São Paulo, entretanto, os títulos conquistados pelo atacante e a identificação com o clube acabaram tornando o jogador em um dos nomes lembrados até hoje pela torcida. Observando de longe sua ex-equipe atravessar uma fase bem diferente em relação a de quando se sagrou campeão mundial em 2005, ele crê que Ricardo Gomes pode ser o nome certo para fazer com que o Tricolor volte aos tempos de glória.

Segundo o ex-artilheiro, Bauza contribuiu para que o time adotasse uma postura mais agressiva em seus confrontos, no entanto, perdia um pouco na parte técnica, algo essencial para que a bola volte a entrar e o clube subir na tabela do Brasileirão.

“São dois tipos diferentes de mentalidade. Sai de um treinador argentino para um treinador brasileiro mais técnico, mais cadenciado, que é o caso do Ricardo Gomes. É um treinador experiente, que tem títulos e conhece muito bem o futebol. Acredito que daqui para frente possa ter uma evolução técnica dentro do elenco, já que com o Bauza acho que tinha um pouco mais de agressividade e menos técnica. Se o Ricardo Gomes conseguir trabalhar tranquilamente até dezembro ele pode fazer um bom trabalho e fazer com que o São Paulo possa se estabilizar”, afirmou.

Carente de lideranças técnicas com a saída de Ganso e Calleri para o futebol europeu, o São Paulo esteve perto de perder mais um nome de peso nos últimos dias: Michel Bastos. Após uma reunião com o novo diretor executivo de futebol Marco Aurélio Cunha, o meia resolveu permanecer no clube e afastou as possibilidades do Tricolor perder mais um protagonista no elenco. Amoroso crê que o mau momento vivido pelo ex-jogador da Seleção Brasileira vai passar e apontou a estrutura são-paulina como um dos fatores que podem ter feito Michel pensar duas vezes na hora de se despedir de seus companheiros.

“O Michel é um jogador de qualidade, importante, experiente. Se você sai do São Paulo, posso dizer que pode contar na mão os clubes com uma estrutura semelhante à do São Paulo. Acho que o Michel Bastos fez o correto, permanecer, tentar dar a volta por cima, porque todo jogador passa por uma má fase. Às vezes não consegue atravessar um momento bom, mas ele tem experiência e tenho certeza que nessa reta final do Brasileiro ele vai poder mostrar seu futebol, sua experiência e acrescentar aos meninos jovens que estão surgindo no São Paulo”, comentou o tricampeão mundial pelo Tricolor.

Por fim, Amoroso afirmou que a invasão de uma das organizadas são-paulinas ao CT do clube não fará com que o time volte a jogar bem. Segundo ele, os problemas do São Paulo expostos dentro de campo estão acontecendo por motivos técnicos e táticos. Ignorando possíveis traumas psicológicos sofridos pelo elenco com a má fase do time, o ex-atacante aposta em uma retomada do Tricolor.

“Eu acho que o protesto quando é pacífico, é válido. O torcedor tem o direito dele de questionar, mas sem violência. Ninguém invade o trabalho de uma outra pessoa para cobrar uma situação. Acho que isso não é o motivo que vai mudar o comportamento dos atletas, acho que é mais uma questão técnica e tática. Quando a bola não entra, as críticas e os problemas aparecem. O São Paulo tem um grande elenco, é um clube de grande estrutura, que sabe lidar com essa situação, mas não acho que o protesto seja algo essencial para a mudança de postura dos jogadores”, disse.

*Especial para a Gazeta Esportiva

Conteúdo Patrocinado