Abel, Felipão e Dorival Jr. aparecem em lista de melhores técnicos do mundo em 2022 - Gazeta Esportiva
Abel, Felipão e Dorival Jr. aparecem em lista de melhores técnicos do mundo em 2022

Abel, Felipão e Dorival Jr. aparecem em lista de melhores técnicos do mundo em 2022

Gazeta Esportiva

Por Redação

25/12/2022 às 12:12

São Paulo, SP

Neste final de semana, a IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol), publicou uma lista de 15 nomes para eleger o melhor técnico de clubes do mundo em 2022. Entre treinadores de destaque do futebol europeu, estão também três profissionais que atuam no futebol brasileiro.

Campeão brasileiro pelo Palmeiras nesta temporada, o português Abel Ferreira aparece entre os cotados ao prêmio. Além do título nacional, o treinador dirigiu o Verdão nas conquistas da Recopa Sul-Americana e do Campeonato Paulista em 2022. O comandante do Verdão viveu a sua terceira temporada de conquistas pelo clube.



Quem também tem o nome na lista dos melhores técnicos deste ano é Dorival Júnior, que dirigiu Ceará e Flamengo em 2022. O principal trabalho de destaque do treinador durante o ano foi no Rubro-Negro, dirigindo a equipe nos títulos da Copa Libertadores e da Copa do Brasil. Depois de deixar o Vozão em junho, após a 10ª rodada, ele assumiu a equipe carioca na jornada seguinte e não demorou para acertar o time e conduzir às conquistas.

Além dos campeões Abel Ferreira e Dorival Júnior, outro nome do futebol brasileiro que aparece na lista é o de Luiz Felipe Scolari. Pelo Athletico-PR, Felipão não conquistou títulos em 2022, mas dirigiu a equipe em campanhas de destaque. O experiente treinador de 74 anos assumiu o Furacão em maio deste ano e levou a equipe até a final da Copa Libertadores, perdendo a taça para o Flamengo. Ao final da temporada, o vitorioso treinador anunciou a sua aposentadoria do futebol.




Entre os nomes internacionais presentes na lista da IFFHS estão Carlo Ancelotti (Real Madrid), Pep Guardiola (Manchester City), Jurgen Klopp (Liverpool) e José Mourinho (Roma). Eleito o melhor técnico pela Federação em 2021, Thomas Tuchel não consta na lista desta temporada. Em 2022, o alemão encerrou o seu trabalho pelo Chelsea em setembro, quando deixou o clube.

De acordo com a publicação da Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol, a eleição do melhor técnico entre esses 15 nomes acontece em janeiro de 2023.

Confira, a seguir, a lista elaborada pela IFFHS:


Carlo Ancelotti (Real Madrid)
Jürgen Klopp (Liverpool)
Pep Guardiola (Manchester City)
Unai Emery (Villarreal/Aston Villa)
Julian Nagelsmann (Bayern de Munique)
Oliver Glasner (Eintracht Frankfurt)
Jose Mourinho (Roma)
Luciano Spalletti (Napoli)
Dorival Júnior (Ceará/Flamengo)
Luiz Felipe Scolari (Athletico-PR)
Abel Ferreira (Palmeiras)
Hugo Ibarra (Boca Juniors)
Walid Regragui (Wydad Casablanca)
Brian Schmetzer (Seattle Sounders)
Albert Riera (Auckland City)

Conteúdo Patrocinado