Mauro Silva elogia treinador português da Ferroviária: "Enriquece o Brasil" - Gazeta Esportiva
Mauro Silva elogia treinador português da Ferroviária: "Enriquece o Brasil"

Mauro Silva elogia treinador português da Ferroviária: "Enriquece o Brasil"

Gazeta Esportiva

Por Bruno Calió *

01/03/2016 às 10:00 • Atualizado: 01/03/2016 às 15:01

São Paulo, SP

Rodrigo Corsi/FPF
Mauro Silva elogiou o trabalho do português Sérgio Vieira na Ferroviária (Foto: Rodrigo Corsi/FPF)


A Ferroviária vem fazendo uma ótima campanha no Campeonato Paulista e muito dos méritos da Ferrinha são atribuídos ao técnico português Sérgio Vieira. A equipe de Araraquara tem 13 pontos e lidera o Grupo C do Paulistão, à frente do São Paulo, que soma 10 pontos, mas tem uma partida a menos.

O sucesso do treinador da terrinha, no entanto, é muitas vezes alvo de polêmica na análise de imprensa e torcida, já que alguns consideram que o técnico “toma” o espaço de um brasileiro. A opinião de Mauro Silva, porém, é de que a presença do português apenas agrega ao futebol brasileiro.

“O trabalho do Sérgio Vieira está sendo muito bem feito, realmente. Eu vivi na Europa durante 13 anos e um dos pontos fortes de lá é a troca de informação e de conhecimento. Então essa diversidade de treinadores de vários países agrega e traz outras ideias, escolas e informações que são muito proveitosas”, disse à Gazeta Esportiva o ex-volante, campeão da Copa do Mundo de 1994 com a Seleção Brasileira.

Mauro, que atualmente é dirigente na Federação Paulista de Futebol, utilizou a própria Europa como exemplo para justificar o trabalho de Sérgio Vieira no Brasil. “Se a gente pensar no futebol alemão, por exemplo, o principal time do país (Bayern de Munique) é dirigido por um técnico espanhol (Pep Guardiola). Agora, o Guardiola está de saída para o Manchester City e está chegando o Carlo Ancelloti, que é um treinador italiano. Não vejo esse tipo de discussão por lá. Essa diversidade de ideias é muito rica na Europa”, disse o vice-presidente de integração com os atletas da FPF.

Por fim, Mauro rechaçou o pensamento de que o treinador português poderia estar “roubando” o lugar de um brasileiro. “Acho que nunca deveríamos ver isso como menosprezo ao técnico local. Acho que é simplesmente uma escola diferente que acaba enriquecendo o nosso futebol. É um trabalho muito bem feito. Estive na Ferroviária e vi o pessoal da análise de desempenho preparando vídeos, jogadas ensaiadas, assistindo outras equipes. Isso só acrescenta ao nosso futebol”, finalizou.

* Especial para a Gazeta Esportiva

Conteúdo Patrocinado