Estados Unidos vencem Irã e avançam para as oitavas de final da Copa do Mundo - Gazeta Esportiva
Estados Unidos vencem Irã e avançam para as oitavas de final da Copa do Mundo

Estados Unidos vencem Irã e avançam para as oitavas de final da Copa do Mundo

Gazeta Esportiva

Por Redação

29/11/2022 às 18:03 • Atualizado: 29/11/2022 às 18:22

São Paulo, SP

Em duelo decisivo pela última rodada do Grupo B, os Estados Unidos venceram o Irã por 1 a 0 nesta terça-feira e garantiram a classificação para o mata-mata da Copa do Mundo. O gol da vitória norte-americana foi marcado pelo camisa 10 Christian Pulisic.

Com o triunfo, os Estados Unidos avançam para as oitavas de final de maneira invicta, na segunda colocação do grupo, com cinco pontos. Já o Irã encerra a sua participação na Copa do Mundo com três pontos somados, no terceiro lugar. No outro jogo do grupo, a Inglaterra venceu o País de Gales e se classificou na liderança, com sete pontos. Os galeses ficaram na lanterna, com apenas um ponto somado.

Nas oitavas de final, os Estados Unidos encaram a Holanda, que avançou na liderança do Grupo A, com sete pontos. O confronto acontece no próximo sábado, às 12 horas (de Brasília), no Internacional Khalifa.



O jogo


Apesar do clima de tensão criados no pré-jogo pelos fatores geopolíticos, o duelo começou morno na etapa inicial. Foram poucas oportunidades para os dois lados nos primeiros minutos. Os Estados Unidos tinham a posse de bola e ocupavam mais o campo de ataque, mas eram raras as chegadas de perigo.

Aos poucos, porém, os norte-americanos se soltaram mais e passaram a encontrar espaços na defesa iraniana. Assim, os Estados Unidos chegaram ao gol que abriu o placar aos 37 minutos. Sergino Dest recebeu inversão pelo lado direito e cabeceou para o meio da área, encontrando Pulisic, que empurrou para o fundo da rede.

Segundo tempo


No segundo tempo, a seleção iraniana precisou se soltar mais ao ataque em busca do gol de empate. Assim, logo aos seis minutos, Ghoddos se antecipou à marcação e completou o cruzamento, mas mandou por cima do gol.

O atacante que entrou durante o intervalo teve nova oportunidade aos 19 minutos, quando aproveitou a sobra dentro da área e finalizou de primeira, mas a bola passou raspando a trave norte-americana. A arbitragem, contudo, já pegava falta de Taremi na origem da jogada.

Enquanto o Irã seguia com dificuldade nas finalizações para empatar o jogos, os Estados Unidos apostavam no contra-ataque para definir a vitória. Ainda assim, os norte-americanos também não conseguiam completar as jogadas criadas em velocidade. Com isso, os minutos finais foram de tensão, mas com poucas chances claras. Nos acréscimos, os iranianos por pouco não empataram, quando Pouraliganji cabeceou de peixinho e viu a bola tirar tinta da trave.

Assim, os Estados Unidos conseguiram sustentar a vantagem mínima para garantir a vitória e a classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo.

FICHA TÉCNICA
IRÃ 0 X 1 ESTADOS UNIDOS

Local: Estádio Al Thumama, em Doha (Catar)
Data: 29 de novembro de 2022 (terça-feira)
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Antonio Mateu (Espanha)
Assistentes: Pau Cebrian e Roberto Diaz (Espanha)
VAR: Juan Martinez (Espanha)

Cartões amarelos: Majid Hosseini e Kanaani (Irã); Tyler Adams (Estados Unidos)
Gols: Christian Pulisic, aos 37 do 1T (Estados Unidos)

IRÃ: Alireza Beiranvand; Ramin Rezaeian, Majid Hosseini, Morteza Pouraliganji e Milad Mohammadi (Karimi); Saeid Ezatolahi, Ahmad Nourollahi e Ehsan Haji Safi (Jalali); Ali Gholizadeh (Ansarifard), Sardar Azmoun (Ghoddos) e Mehdi Taremi.
Técnico: Carlos Queiroz

ESTADOS UNIDOS: Matt Turner; Sergino Dest (Moore) , Carter-Vickers, Tim Ream e Antonee Robinson; Tyler Adams, Yunus Musah e Weston McKennie (Acosta); Christian Pulisic (Aaronson), Josh Sargent e Timothy Weah (Zimmerman)
Técnico: Gregg Berhalter

Conteúdo Patrocinado