Coreia do Sul x Portugal: escalações e informações sobre o jogo da Copa do Mundo - Gazeta Esportiva
Coreia do Sul x Portugal: escalações e informações sobre o jogo da Copa do Mundo

Coreia do Sul x Portugal: escalações e informações sobre o jogo da Copa do Mundo

Gazeta Esportiva

Por Redação

01/12/2022 às 20:00

São Paulo, SP

Portugal e Coreia do Sul encerram suas participações na fase de grupos da Copa do Mundo do Catar nesta sexta-feira. O confronto válido pelo grupo H está marcado para o meio-dia (de Brasília), no estádio Cidade da Educação.

A seleção portuguesa, terceira a garantir classificação à fase eliminatória do Mundial após derrotar o Uruguai, buscará assegurar a liderança de seu grupo. Os lusitanos já ocupam o primeiro posto, com seis pontos conquistados, e precisam de apenas um empate diante dos coreanos para ficar no topo.




A equipe ainda pode terminar com a ponta mesmo em caso de derrota. Para isso, basta que Gana não a ultrapasse no quesito saldo de gols - no momento, a diferença é de três tentos.

Com a vaga em mãos, é provável que o técnico Fernando Santos opte por poupar alguns titulares visando o mata-mata. Ao longo da semana, o astro Cristiano Ronaldo não treinou com o grupo e fez atividades específicas na academia, podendo ser ausência para a partida.

Outros que podem descansar são os meio-campistas Bruno Fernandes e Rúben Neves, o atacante João Félix e o zagueiro Rúben Dias, todos pendurados e que, caso recebam cartão amarelo, ficarão de fora das oitavas de final.

Uma baixa certa é Nuno Mendes. O lateral-esquerdo deixou o campo chorando na vitória sobre o Uruguai por conta de uma lesão na coxa, e perderá inclusive o restante da competição. Já Danilo Pereira e Otávio, em trabalho de recuperação, são dúvidas.



Com um ponto em dois jogos, a Coreia do Sul precisa de um milagre para ir ao mata-mata da Copa do Mundo. A vitória, claro, é imprescindível, mas não é o suficiente para conseguir a classificação. Além do triunfo, o time precisa contar com uma derrota de Gana para o Uruguai, e que os sul-americanos não fiquem à frente no saldo de gols (um tento de diferença).

Caso ganeses e uruguaios fiquem no empate, os asiáticos precisam que os africanos não o superem no mesmo quesito - a desvantagem dos sul-coreanos, atualmente, é de um gol. No momento, a Coreia é a terceira colocada do grupo e estará eliminada com um empate ou derrota contra Portugal.

A seleção não conta com suspensos ou desfalques por contusão e, portanto, deve ter força máxima para buscar a classificação. O único desfalque será do treinador Paulo Bento, que não estará à beira dos gramados diante de seu país natal após ser expulso na derrota para Gana, por 3 a 2. A equipe, então, será comandada pelo auxiliar Sergio Costa.




Simultaneamente, os outros componentes do grupo, Gana e Uruguai se enfrentam no estádio Al Janoub. Vale destacar que o adversário do Brasil nas oitavas de final sairá daqui. Caso a Seleção Brasileira confirme o primeiro lugar, irá encarar o segundo colocado do grupo H e, se ficar na segunda posição, duela contra o líder.

FICHA TÉCNICA
COREIA DO SUL X PORTUGAL

Local: Estádio Cidade da Educação, em Al Rayann (QAT)
Data: 2 de dezembro de 2022, sexta-feira
Horário: às 12h (de Brasília)
Árbitro: Facundo Tello (ARG)
Assistentes: Ezequiel Brailovsky (ARG) e Gabriel Chade (ARG)
VAR: Nicolas Gallo (COL)

COREIA DO SUL: Kim Seung-Gyu; Kim Moon-Hwan, Kim Min-Jae, Kim Young-Gwon e Kim Jin-Su; Jung Woo-Young, Hwang In-Beom e Jeong Woo-Yeong (Lee Jae-Sung); Kwon Chang-Hoon (Na Sang-Ho), Son Heung-Min e Cho Gue-Sung.
Técnico: Sergio Costa (auxiliar)

PORTUGAL: Diogo Costa; João Cancelo (Dalot), Pepe, Rúben Dias (António Silva) e Raphael Guerreiro; Palhinha, William Carvalho (Matheus Nunes ou Vitinha), Bernardo Silva e João Mário; Gonçalo Ramos (Cristiano Ronaldo) e Rafael Leão.
Técnico: Fernando Santos

Conteúdo Patrocinado