Catar inaugura oficialmente seu último estádio da Copa - Gazeta Esportiva
Catar inaugura oficialmente seu último estádio da Copa do Mundo

Catar inaugura oficialmente seu último estádio da Copa do Mundo

Gazeta Esportiva

Por AFP

09/09/2022 às 17:32 • Atualizado: 09/09/2022 às 23:41

São Paulo, SP

O estádio Lusail, o último dos oito que serão palco de jogos da Copa do Mundo de 2022, foi inaugurado nesta sexta-feira com um jogo entre Al-Hilal, da Arábia Saudita, e Zamalek, do Egito. O estádio será palco da final do Mundial, no Dia Nacional do Catar, em 18 de dezembro.




O amistoso, que recebeu o nome de Super Copa Lusail, foi "o último teste da preparação de um estádio antes da Copa do Mundo", disse o diretor geral do comitê de organização, Yasir Al-Jamal. A noite ainda foi marcada pelo show do cantor egípcio Amr Diab antes da partida.

Depois de um empate em 1 a 1 no tempo normal, o Al-Hilal saiu vencedor na disputa de pênaltis por 4 a 1.

Todos os 80 mil ingressos foram vendidos para o evento no estádio, que é o de maior capacidade entre as sedes do Mundial. Situado na nova cidade de Lusail, a 20 quilômetros de Doha, o estádio receberá dez jogos do torneio, entre eles o Catar contra Equador na abertura e a grande final da Copa do Mundo. Além disso, receberá os jogos da Seleção Brasileira contra Sérvia e Camarões, na fase de grupos.

O Secretário-Geral do Comitê Supremo para Entrega e Legado (SC) do Qatar, Hassan Al Thawadi, celebrou: “A Lusail Supercup foi mais uma noite memorável, às vésperas do maior megaevento já realizado em nosso país e região: a Copa do Mundo da FIFA™. Essa noite ofereceu um gostinho da atmosfera que os fãs podem esperar quando viajarem para o Qatar entre novembro e dezembro. Provamos que o Qatar está pronto para sediar uma edição marcante do maior show da Terra”.



O Engenheiro Yasir Al Jamal, Diretor-Geral do Comitê Supremo para Entrega e Legado do Qatar, afirmou: “O Lusail Stadium é um feito incrível de engenharia e que os fãs vão gostar muito de visitar durante a Copa do Mundo da FIFA™. Todos os oito estádios de última geração estão prontos para receber os melhores jogadores de futebol e fãs mais apaixonados de todo o mundo ainda este ano. Continuaremos trabalhando arduamente com nossos parceiros para garantir que entreguemos uma edição inigualável da Copa do Mundo da FIFA™”.

Nasser Al Khater, CEO da Copa do Mundo da FIFA Qatar 2022™, ressaltou: "Faltando apenas 72 dias para o grande pontapé inicial, o Qatar está pronto para sediar uma Copa do Mundo única. Fãs de todos os lugares serão recebidos de braços abertos. Haverá muito futebol de qualidade em campo e experiências incríveis fora dele. O Qatar vai oferecer uma gama de entretenimento para todos os gostos e orçamentos. Esta será uma Copa do Mundo da FIFA™ inesquecível”.

O Lusail, cuja construção custou 700 milhões de euros, é inspirado "no jogo de sombras e luzes que caracteriza a lanterna tradicional 'fanar'", explicou o comitê. Antes desta inauguração oficial, o estádio recebeu um jogo do Campeonato Catari, entre Al Arabi e Al-Rayyan, disputado no dia 11 de agosto.

O estádio possui marcante característica que valoriza a sustentabilidade, incluindo um telhado feito de PTFE. que protege o local do vento quente, mantém a poeira e permite que o gramado cresça, fornecendo sombra para reduzir a carga sobre o ar-condicionado. O Lusail Stadium obteve cinco estrelas na classificação de Sistema de Avaliação Global de Sustentabilidade (GSAS) por seu projeto e construção e ainda uma classificação Classe A* na categoria gestão da construção.

O design do Lusail Stadium é inspirado na interação de luz e sombra que caracteriza a lanterna 'fanar', uma espécie de lampião. Sua forma e fachada possuem traços decorativos em tigelas e outros vasos característicos da era de ouro da arte e do artesanato no mundo árabe e islâmico.

Conteúdo Patrocinado