Sem contar com os jogadores do Bayern de Munique, que aproveitam folga após a conquista da Liga dos Campeões e lidando com as incertezas em relação ao preparo físico dos convocados, a seleção da Alemanha volta a campo nesta quinta-feira, quando receberá em Sttutgart uma rejuvenescida Espanha pela Liga das Nações.
- Löw e a geração 1995-96
Para esta partida entre ex-campeões mundiais, Joachim Löw, o treinador da equipe alemã, decidiu dar descanso aos jogadores titulares do Bayern e do Leipzig que participaram no mês passado das fases finais da Liga dos Campeões: Joshua Kimmich, Serge Gnabry e Manuel Neuer.
Além disso, Niklas Süle, que sofreu uma grave lesão na temporada passada e foi pouco utilizado na Liga dos Campeões, voltará à zaga da Alemanha. Löw conta com esse jogador para formar sua linha de defesa para o Eurocopa em 2021.
(Foto: THOMAS KIENZLE / AFP)
Leroy Sané, a nova estrela alemã que trocou o Manchester City pelo Bayern no meio deste ano, também está no elenco.
A sua responsabilidade será ofensiva (partilhada com Timo Werner), mas o jovem atacante também vem de lesão e deve recuperar o ritmo de competição.
Süle, Sané e Werner são três representantes da geração de jogadores nascidos em 1995/96, como Gnabry, Kimmich, Leon Goretzka e Julian Brandt, um grupo convocado para devolver a Alemanha ao topo do futebol mundial.
Apesar da pressão para chamar os veteranos Thomas Müller, Jérôme Boateng ou Mats Hummels, que foram afastados da seleção no ano passado, mas voltaram ao seu melhor nível, Löw continua firme: "Eles são jogadores excepcionais, mas decidimos depois da Copa do Mundo (2018) apostar nos novos jogadores dando-lhes a possibilidade de se desenvolverem. Meu papel é olhar para o futuro”, justificou.
O último 'medalhão' convocado contra a Espanha foi o meia Toni Kroos, de 30 anos, do Real Madrid .
O duelo entre Alemanha e Espanha pode dar uma ideia do futuro potencial de ambas equipes, porque Luis Enrique também reuniu um grupo rejuvenescido.
- Ansu Fati
De volta ao comando da seleção Espanhola, após ser substituído interinamente por Robert Moreno enquanto cuidava de sua filha Xana, que morreu de câncer ósseo no final de agosto de 2019, Luis Enrique optou por usar esta Liga das Nações como plataforma lançamento de jovens promessas.
No estádio de Sttutgard, que não terá a presença de público, será a estreia de um jogador anunciado como futuro astro mundial: Ansu Fati, de 17 anos, e com várias participações no Barcelona, ao lado de Lionel Messi, Luis Suárez e Antoine Griezmann.
(Foto: THOMAS KIENZLE / AFP)
Em 31 de agosto de 2019, tornou-se o mais jovem jogador do Barça a fazer um gol no Campeonato Espanhol, aos 16 anos, 10 meses e 4 dias. Em 10 de dezembro, virou o mais jovem da história da Liga dos Campeões contra a Inter de Milão (2-1). “Nasce uma estrela”, estampou na época o jornal El Mundo.
No ano passado europeu, o adolescente nascido na Guiné-Bissau obteve seu passaporte espanhol e estreou na seleção Sub-21 no dia 15 de outubro.
Luis Enrique convocou outros sete estreantes: Sergio Reguilón (Sevilla), Eric García (Manchester City), Mikel Merino (Real Sociedad), Oscar Rodríguez (Sevilla), Ferrán Torres (Manchester City), Unai Simón (Athletic Bilbao) e Adama Traoré (Wolverhampton, aguardando teste de coronavírus).
Todos eles terão uma oportunidade na quinta-feira, diante da Alemanha, ou no domingo, contra a Ucrânia, em Madrid.
Mas a 'Fúria' também conserva alguns veteranos de sua época mais gloriosa, como Sergio Ramos (34 anos, Real Madrid) e Sergio Busquets (32 anos, Barcelona), descansados após as eliminações de seus times na Liga de Campeões.