Na manhã deste sábado, por meio de um comunicado oficial, o Genoa anunciou a saída do técnico francês Patrick Vieira. A decisão pelo desligamento do treinador e de sua comissão foi tomada após o início ruim no Campeonato Italiano, somando apenas três pontos em nove rodadas.
"O clube gostaria de agradecer ao treinador e à sua equipe pela dedicação e profissionalismo demonstrados ao longo de seu trabalho e deseja-lhes tudo de bom em suas futuras carreiras. A direção técnica da Primeira Equipe foi confiada interinamente ao Sr. Roberto Murgita, auxiliado pelo Sr. Domenico Criscito", publicou o clube.
📝 Genoa CFC comunica che Patrick Vieira non è più l'allenatore della Prima Squadra.
La società desidera ringraziare il tecnico e il suo staff per la serietà e la professionalità dimostrate nel corso del loro lavoro e formula i migliori auguri per il prosieguo della loro… pic.twitter.com/xwUK1E0Fge
— Genoa CFC (@GenoaCFC) November 1, 2025
Início promissor e término ruim
Vieira assumiu a equipe do Genoa em novembro de 2024, logo após a demissão do italiano Gilardino, que ficou dois anos à frente da equipe. O início do francês foi promissor, mantendo o time na elite do Campeonato Italiano, sem riscos reais de rebaixamento.
No entanto, com o começo da atual temporada, o desempenho da equipe caiu bruscamente. O Genoa ainda não venceu na atual edição do Campeonato Italiano, com três empates em nove jogos. A equipe amarga a lanterna da competição, dois pontos atrás do Pisa, primeiro time fora da zona de rebaixamento.
E agora?
A comissão formada por Roberto Murgita e Domenico Criscito tem a missão de encontrar o caminho das vitórias para o Genoa e pontuar no Campeonato Italiano, enquanto o clube busca um treinador substituto. A equipe também está viva na Copa da Itália, na qual enfrentará a Atalanta nas oitavas de final.
O Genoa volta a campo nesta segunda-feira, às 14h30 (de Brasília), quando encara o Sassuolo, fora de casa, no Città del Tricolore, pela décima rodada do Italiano.