Premier League decide manifestar publicamente apoio à Ucrânia - Gazeta Esportiva
Premier League decide manifestar publicamente apoio à Ucrânia

Premier League decide manifestar publicamente apoio à Ucrânia

Gazeta Esportiva

Por AFP

02/03/2022 às 16:58

São Paulo, SP

A Premier League, liga de futebol profissional da Inglaterra, anunciou nesta quarta-feira medidas para demonstrar apoio à Ucrânia, vítima de uma invasão russa, como braçadeiras com as cores azul e amarela da bandeira ucraniana, que serão usadas pelos capitães das 20 equipes.



“A Premier League e seus clubes condenam de todo o coração as ações da Rússia e mostrarão seu apoio ao povo ucraniano durante os jogos do fim de semana”, dizia o comunicado da Premier League.

“Pedimos o retorno da paz e nossos pensamentos estão com aqueles que estão sendo afetados”, acrescenta o texto.

Durante a 28ª rodada, que será disputada de 5 a 7 de março, os capitães de todos os clubes usarão uma braçadeira com as cores da Ucrânia. Além disso, haverá “um momento de reflexão e solidariedade”, provavelmente na forma de um minuto de silêncio ou aplausos, que acontecerá antes do início dos jogos.

Os telões dos dez estádios que sediarão as partidas mostrarão a mensagem “O futebol está unido”, sobre fundo azul e amarelo, enquanto o logo da Premier League já exibe as cores do país do Leste Europeu em suas redes sociais.




Clubes, jogadores e torcedores não esperaram a posição da Premier League para mostrar sua solidariedade antes do fim de semana. Os atletas de Manchester United e Watford se reuniram no círculo central atrás de uma faixa com a palavra “Paz” escrita em seis idiomas, um deles russo, antes do início da partida.

Durante a jogo entre Brighton e Aston Villa, o lateral do time de Steven Gerrard, Matty Cash, polonês recentemente naturalizado, homenageou seu companheiro de seleção Tomasz Kedziora, que joga no Dínamo de Kiev. Ele exibiu a mensagem “Tomasz Kedziora + sua família, fiquem fortes, meu irmão”, ao lado do desenho de um coração.

Este gesto rendeu a Cash um cartão amarelo porque ele tirou completamente a camisa. Entretanto, a Premier League deu instruções para que os jogadores não sejam penalizados pelas manifestações em favor da paz no conflito.




A final da Copa da Liga Inglesa entre Liverpool e Chelsea no último domingo também foi antecedida por um minuto de aplausos, depois que os dois capitães entraram em campo com coroas de flores com as cores da Ucrânia.

Conteúdo Patrocinado