Meia do Newcastle é multado e pega cinco jogos de gancho por racismo - Gazeta Esportiva
Meia do Newcastle é multado e pega cinco jogos de gancho por racismo

Meia do Newcastle é multado e pega cinco jogos de gancho por racismo

Gazeta Esportiva

Por Redação

20/12/2016 às 15:28

São Paulo, SP

(Foto: AFP)
O inglês Jonjo Shelvey foi punido com um gancho de cinco jogos por conta de insultos racistas (Foto: AFP)


O meio-campista Jonjo Shelvey, do Newcastle, foi suspenso por cinco jogos e recebeu uma multa de 100 mil libras (R$ 418 mil) por conta de uma acusação de racismo. A pena foi aplicada nesta terça-feira pela Federação Inglesa de Futebol após uma investigação provar que Shelvey dirigiu insultos raciais a Romain Saiss, do Wolverhampton.

O incidente ocorreu no dia 17 de setembro, em uma derrota do Newcastle por 2 a 0 para os Wolves, no estádio St. James Park. O caso havia sido aberto em novembro. Shelvey diz ser inocente e nega as acusações.

A federação emitiu uma nota dizendo que o meia de 24 anos ofendeu o francês Saiss com uma linguagem "abusiva". A entidade afirmou ter ficado claro que os insultos faziam referência "à origem étnica e/ou a raça e/ou a nacionalidade" do atleta dos Wolves.

Segundo o jornal britânico The Guardian, a diretoria do Newcastle se frustrou com o imbróglio que envolveu a punição a Shelvey. Na ausência de evidências de áudio e vídeo, as equipes de acusação e defesa se basearam em depoimentos de testemunhas e nos precedentes abertos por outros casos.

Um dos precedentes estudados ao longo do processo foi o gancho de oito partidas imposto ao atacante Luis Suárez, em 2011. À época, o uruguaio defendia o Liverpool e acabou suspenso por proferir insultos raciais a Patrice Evra, que defendia o Manchester United.

Shelvey terá sete dias para recorrer da pena. Ele terá de enviar uma representação por escrito à federação para contestar o gancho.

Conteúdo Patrocinado